fb

Tecnologia e inovação

4 min de leitura

Por que está tão difícil contratar desenvolvedores?

Profissionais de TI expõem suas necessidades de carreira e empresas demonstram dificuldade para recrutar novos talentos e seniores; este artigo aponta soluções para contratar na escassez

Colunista Bárbara Daniel Vieira

Bárbara Daniel Vieira

11 de Agosto

Compartilhar:
Artigo Por que está tão difícil contratar desenvolvedores?

Mais demandados em razão dos regimes de trabalho remoto e do aumento dos serviços online, os profissionais de TI valem ouro no mercado. Empresas têm travado uma batalha entre si para contratar desenvolvedores, os populares “DEVs”. Os mais experientes, de nível pleno e sênior, sequer costumam procurar novas oportunidades, pois propostas de trabalho, as melhores, chegam até eles sem a necessidade de qualquer esforço.

Um levantamento recente da Brasscom, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais, identificou que, de janeiro a abril de 2021, foram gerados 52 mil novos postos de trabalho na área no Brasil - alta de 300% em relação ao ano passado. O documento estima que, para suprir a necessidade do setor, seria necessária a contratação de 70 mil profissionais, em média, por ano até 2024.

Supersalários, senioridade valorizada, contratação freelancer, falta de centros de formação de pessoal e fuga de cérebros são os principais motivos desse descompasso entre demanda e oferta.

Do ponto de vista da empresa tomadora do serviço, quem costuma levar vantagem, nesses casos, são as organizações maiores, que conseguem oferecer salários mais altos. Com a falta de mão de obra especializada, desenvolvedores recebem propostas de trabalho cada vez mais atrativas, difíceis de serem superadas por empresas menores ou organizações iniciantes.

Experiência valorizada e gap de formação

A senioridade também está supervalorizada. Quanto mais sênior o desenvolvedor, menos disponível ele estará. Isso ocorre porque profissionais com expertise e experiência são muito requisitados no setor de TI e, certamente, já estão empregados ou desenvolvendo para outras empresas, dificultando a contratação.

Como também são imprescindíveis para diferentes áreas de negócio, os desenvolvedores têm recebido inúmeras propostas nos últimos anos, sendo difícil mantê-los por um longo tempo em um mesmo projeto e, consequentemente, retê-los a partir de um contrato de trabalho extenso. A maioria deles prefere atuar como freelancer, em empresas com abordagens inovadoras.

A falta de centros de formação de pessoal e a fuga de cérebros só pioram esse quadro. Com cursos livres e rápidos tentando suprir o déficit de trabalhadores especializados na área de TI, há uma carência de cursos mais completos, como uma graduação em data science, por exemplo. Além disso, há um abismo entre o que está na grade curricular da educação formal e o que as organizações demandam dos profissionais.

A consolidação do trabalho remoto também acirrou a disputa por desenvolvedores, ao passo que as empresas brasileiras passaram a concorrer com organizações estrangeiras, que pagam em dólar ou euro, duas moedas valorizadas, em relação ao Real.

Como ser mais eficaz na contratação

A experiência mostra que há formas de driblar todas essas dificuldades. O outsourcing de TI é alternativa para que organizações possam contar com desenvolvedores gabaritados e com experiência. Há, no mercado, recrutadores especialistas em captar agilmente profissionais especializados, além de contar com uma base de currículos vasta para atender clientes que precisam de um grande volume de profissionais de TI em pouco tempo.

Além dos recrutadores, para aumentar as chances de contratar e reter os profissionais de TI, principalmente os mais talentosos, as organizações precisam olhar para as seguintes necessidades na carreira dos desenvolvedores:

1. Aprimorar as promoções de vagas, dando a possibilidade de jornada de projeto flexível;

2. Ofertar convênios e descontos comerciais;

3. Construir uma boa reputação no mercado, respeitando e apostando na diversidade, com alinhamento de discurso e prática;

4. Oferecer apoio para que o colaborador faça cursos longos ou bootcamps em áreas como data science e cibersegurança podem aumentar as chances de contratação.

Médias e pequenas sentem mais

A dificuldade de contratar desenvolvedores impacta mais e é uma verdadeira frustração para empresas de menor porte. Elas lançam vagas em seus canais tradicionais de captação de profissionais de TI, e acabam não recebendo os candidatos que gostariam e precisam para realizar seus serviços e entregas aos clientes.

Não encontrar os profissionais ideais, com perfis adequados para atender toda essa demanda da área de TI, pode ser um problema na busca de competitividade no mercado. Os supersalários, possíveis de serem pagos apenas pelas gigantes, são relativamente proporcionais à capacidade de aumentar a eficiência operacional da empresa.

Por isso, ao contratar um desenvolvedor júnior, por exemplo, a organização deve ter ciência de que esse profissional precisará de supervisão constante, além de mais interações nas revisões de código e ensinamento das melhores práticas. Exigirá do líder o dobro de tempo e esforço em relação a um desenvolvedor pleno. Nesse cenário, é importante identificar formas de reter talentos nessa área. Se a empresa tem um desenvolvedor sênior, deve buscar mantê-lo feliz e engajado.

Gostou do artigo escrito por Bárbara Daniel Vieira? Saiba mais sobre fatos, perspectivas e análises sobre o mercado de TI assinando nossas newsletters e ouvindo nossos podcasts na sua plataforma de streaming favorita

Compartilhar:

Autoria

Colunista Bárbara Daniel Vieira

Bárbara Daniel Vieira

É coordenadora de DHO da Supero Tecnologia e psicóloga pós-graduada em gestão estratégica de pessoas.

Artigos relacionados

Imagem de capa Aceite as limitações dos LLMsAssinante

Tecnologia e inovação

19 Dezembro | 2023

Aceite as limitações dos LLMs

Superestimar a capacidade dos grandes modelos de linguagem, como o ChatGPT, pode levar a resultados pouco confiáveis. Para lidar melhor com eles, é importante entender primeiro como funcionam

Mikhail Burtsev, Martin Reeves e Adam Job
Imagem de capa Open source contra os hackers da IA generativaAssinante

Tecnologia e inovação

19 Dezembro | 2023

Open source contra os hackers da IA generativa

A contratação de serviços de inteligência artificial pode expor seus dados e deixar sua empresa nas mãos das big techs. Mas existem alternativas. Estamos vivendo o início de uma fase semelhante à que deu origem ao Linux nos anos 1990, quando desenvolvedores do mundo todo se dedicaram a enfrentar os desafios da nova tecnologia com soluções de código aberto, disponíveis para todos – e veja cinco modos de administrar os respectivos

Aron Culotta e Nicholas Mattei
Imagem de capa Como aplicar IA generativa na inovação corporativaAssinante

Tecnologia e inovação

17 Dezembro | 2023

Como aplicar IA generativa na inovação corporativa

A nova tecnologia pode trazer eficiência e criatividade para a inovação em grandes empresas. Uma pesquisa recente mostra a realidade brasileira, os estágios de adoção em diversos setores, as oportunidades no horizonte e as barreiras de adoção

Maximiliano Carlomagno e Felipe Scherer
Imagem de capa Gestão pública 4.0: tecnologia para atender as demandas dos cidadãos

Tecnologia e inovação

15 Novembro | 2023

Gestão pública 4.0: tecnologia para atender as demandas dos cidadãos

A transformação digital pode ajudar na revolução da gestão municipal, melhorando a eficiência das instituições e fortalecendo a participação cidadã e a prestação de serviços mais ágeis, a partir dos aplicativos governamentais multiplataformas

Ana Debiazi e Aryana Valcanaia

2 min de leitura