fb

Coluna: Ana Júlia Ghirello

2 min de leitura

Rotina

Cada vez mais profissionais se dividem entre os papéis de executivo e empreendedor, em consonância com os estudos sobre o futuro do trabalho. Saiba como viabilizar isso

Colunista Ana Julia Ghirello

Ana Julia Ghirello

22 de Outubro

Compartilhar:
Artigo Rotina

Sou uma eterna apaixonada por rotinas. No sentido de sempre buscar otimizar a minha de acordo com o que é importante no meu momento de vida, porém também curiosa sobre a rotina dos outros. O que fazem quando acordam? E durante o trabalho, como se organizam? Conseguem fazer exercício todos os dias? E tempo com os filhos, cachorros, gatos, papagaio?

Eu, aliás, pergunto com frequência para pessoas que conheço – ou que acabei de conhecer – como é a rotina delas. Já até pensei em fazer um podcast sobre o tema, só chamando as pessoas para falarem sobre o que fazem da hora que acordam até a hora de dormir.

Para mim, pensar com cuidado e carinho sobre como você vai investir as horas do seu dia é um dos meios eficazes para te ajudar a manter o foco no que realmente é importante pra você no momento atual. 

Pois bem, e como é o meu dia a dia no meu contexto atual?

Há nove meses a minha vida mudou de dinâmica completamente. A partir de janeiro de 2019, a minha vida profissional consiste em tocar a transformação digital do Telecine e, continuo, também, com a [consultoria] abeLLha operando a todo vapor. Para que isso pudesse acontecer, tive que ajustar muita coisa e a minha rotina mudou.

Levou tempo até encontrar uma dinâmica que fizesse sentido pra mim.

Eu sou uma pessoa “do dia”. Gosto de acordar cedo, sinto ansiedade se começo a trabalhar depois de 9h, sou extremamente produtiva pela manhã. A partir de 17h30 ou 18h eu já entro em uma decrescente de atenção, percepção e produtividade.

Como o meu trabalho é, acima de tudo, estar com as equipes do Telecine que tendem a operar a todo o vapor de mais ou menos 10h30 até 19h30, me vi tentando me adaptar a esses horários. As coisas só fluíram bem pra mim quando resolvi voltar pra minha rotina mais natural. Hoje levanto 5h30, faço exercícios até por volta de 7h30 e começo a trabalhar entre 8h  e 8h30. Quando as equipes estão tinindo, por volta de 10h, eu já fiz o que deveria fazer e estou totalmente presente com eles. Às 18h em ponto, igual sinal do colégio, eu saio do trabalho.

Vou dormir sempre por volta de 21h30 ou 22h, pois sou parte da maioria das pessoas que precisa de 8h de sono por dia.

E a abeLLha?

Fazemos duas reuniões semanais sempre por volta de 18h30. Numa delas vemos o andamento dos indicadores e do que cada um se propôs a fazer na semana; na outra, planejamos a semana seguinte.

E você? Está otimizando o seu bem mais valioso de acordo com o que faz sentido no contexto atual da sua vida?

Compartilhar:

Autoria

Colunista Ana Julia Ghirello

Ana Julia Ghirello

Ana Julia Ghirello é CPO (executiva-chefe de produto) do Telecine e fundadora da abeLLha, aceleradora de startups e consultoria de metodologias ágeis em empresas estabelecidas.