fb

Tendências

5 min de leitura

Vantagens e desvantagens do modelo híbrido

Nem tudo são flores quando passamos a ir ao escritório só algumas vezes na semana. Mas com estas dicas dá para tirar o melhor do modo híbrido

Colunista Luís Rasquilha

Luís Rasquilha

21 de Julho

Compartilhar:
Artigo Vantagens e desvantagens do modelo híbrido

Esta é a última parte de uma série de três artigos sobre a evolução dos modelos de trabalho. Na primeira, traçamos um histórico do tema, mostrando a evolução desde o fordismo até o modelo híbrido. Na segunda, mostramos como tirar proveito do híbrido, que tem se tornado a tendência, graças à pandemia.

Agora, seremos mais pontuais. Quais as vantagens e as desvantagens desse modelo, com dicas para você ter um melhor proveito.

Vantagens

  • Custos reduzidos: energia, água e vale-transporte;
  • Praticidade e flexibilidade;
  • Aumento de produtividade;
  • Melhora na comunicação e processos organizacionais da empresa;
  • Eliminação de tempo gasto no deslocamento dos colaboradores;
  • Otimização de tempo e atividades.

Desvantagens

  • Maior necessidade de boa autogestão, gestão e controle da comunicação interna;
  • Maior necessidade de boa liderança e acompanhamento de atividades;
  • Maior segurança de dados e informações sobre a empresa.

O trabalho híbrido veio para ficar e, dessa forma, é importante entender as melhores estratégias para esse modelo de trabalho, de forma que os resultados sejam potencializados. Como extrair o melhor desempenho nos trabalhos híbridos?

Dicas gerais

  1. Ter um plano de metas e serviços para cada setor: é importante designar atividades e objetivos para todos os colaboradores da empresa.
  2. Estipular um responsável para supervisionar as atividades desenvolvidas: as análises devem ser realizadas com base nas estratégias estabelecidas, sabendo que o empoderamento e a autorresponsabilização são a base do sucesso.
  3. Ter um alinhamento entre todos os funcionários: os colaboradores precisam estar por dentro dos objetivos e metas da empresa. Eles devem saber o trabalho de cada colega para evitar sobreposições ou retrabalho.
  4. Dar suporte ao seu colaborador: a comunicação sobre os processos internos tem de ser clara e estar atualizada. Monitore se o colaborador está se adaptando ou não ao modelo.
  5. Utilizar os equipamentos necessários: esta é uma etapa básica para que o colaborador consiga entregar o melhor desempenho – ter acesso à infraestrutura tecnológica de trabalho que lhe permita desempenhar a sua função em qualquer modelo. Mas também precisamos saber quais as ferramentas, tecnologias e aplicativos são necessários ao desempenho da função.
  6. Focar na automação de processos: etapa importante para as empresas que desejam aumentar o desempenho de atividades e potencializar resultados, deixando que a tecnologia operacionalize as funções que não carecem de trabalho intelectual.

Dicas tecnológicas

  1. Usar um gerenciador de senhas: podem ser bons aliados para quem está trabalhando de forma híbrida, uma vez que as plataformas são capazes de armazenar códigos secretos e senhas de maneira segura. Outro benefício dessas ferramentas é a contribuição para a melhoria da produtividade, já que os aplicativos concentram as palavras-chave em um só lugar. Diversos apps disponíveis para celulares permitem manter as senhas protegidas por criptografia, dificultando o acesso de terceiros aos códigos salvos. Alguns gerenciadores também são capazes de sugerir e gerar códigos mais fortes, função útil para usuários que costumam usar a mesma senha para acessar contas diferentes. Além disso, os programas podem ainda oferecer recursos como o autopreenchimento, que memoriza os dados de e-mail e senha das contas, simplificando e agilizando o login.
  2. Usar um único computador, independentemente do local de trabalho: a troca de dados de um computador para outro e o armazenamento de conteúdos corporativos no dispositivo pessoal podem facilitar a interceptação de dados sigilosos por cibercriminosos. O número de casos de ataques de phishing cresceu cerca de 120% durante os primeiros meses da pandemia. Isso se deve à quantidade crescente de pessoas que passaram a usar mais a internet. Como as redes domésticas costumam ser menos seguras do que as corporativas, o cuidado precisa ser redobrado. Por isso, é indicado que trabalhadores em regime de trabalho híbrido usem apenas dispositivos fornecidos pela empresa e evitem usar os aparelhos para atividades não relacionadas ao trabalho. Vale ressaltar que também é preciso seguir estritamente as políticas de segurança praticadas pela companhia, mesmo estando em casa. Dessa forma, você evita que brechas de segurança sejam exploradas por cibercriminosos, o que poderia resultar em possíveis vazamentos de informações confidenciais.
  3. Use VPN ao trabalhar em casa ou em coworkings: o uso de VPNs ("redes virtuais privadas", em inglês) é importante para proteger a segurança e privacidade das informações durante o trabalho remoto, já que a tecnologia criptografa os dados de tráfego da rede e dificulta a interceptação por terceiros. Com o sistema, é como se os usuários acessassem a rede local da companhia, mesmo estando distantes do local de trabalho.
  4. Armazene os arquivos em nuvem: pode ser mais seguro do que mantê-los salvos em dispositivos físicos. Por meio de serviços como iCloud, Drive, Dropbox, é possível manter uma cópia de segurança dos arquivos online, o que se mostra útil em casos de pane no computador, por exemplo. Escolher uma plataforma confiável, manter uma senha de acesso forte e ativar a autenticação de dois fatores são passos importantes para prevenir ameaças. Também é interessante que arquivos confidenciais não sejam compartilhados por meio da nuvem, uma vez que o serviço pode ser alvo de ataques – embora vulnerabilidades nos programas não sejam comuns.
  5. Zele pela segurança dos dados físicos: outra dica importante é ativar a criptografia no computador e em dispositivos de armazenamento, como pen drives e HDs externos. Assim você mantém as informações protegidas mesmo nos casos em que terceiros têm acesso físico aos dispositivos – como situações de perda ou roubo dos equipamentos.
  6. Mantenha o antivírus atualizado: ter um antivírus instalado no computador e mantê-lo atualizado é sempre válido. Os programas permitem identificar vulnerabilidades na máquina e, assim, garantir que o dispositivo está protegido e livre de programas maliciosos.
  7. Faça backups constantes: é uma forma bastante útil de manter os arquivos protegidos. O recurso gera uma cópia do sistema que você pode usar para iniciar o Windows ou macOS em uma unidade flash USB, o que permite consultar e recuperar arquivos mesmo após a perda do computador que armazenava os conteúdos. Ao manter a cópia de segurança sempre atualizada, o risco de perder informações importantes diminui consideravelmente. Por isso, lembre-se de fazer backup em pen drives e HDs externos com certa periodicidade. O armazenamento em nuvem também é uma opção.
Compartilhar:

Colunista

Colunista Luís Rasquilha

Luís Rasquilha

CEO da Inova TrendsInnovation Ecosystem e professor da Fundação Dom Cabral (FDC), Hospital Albert Einstein e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP).

Artigos relacionados