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8 tendências de negócio para o agro

Nova geração de produtores agrícolas tem na tecnologia uma aliada revolucionária

Luís Rasquilha
25 de junho de 2024
8 tendências de negócio para o agro
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A chegada da tecnologia e de uma nova geração de produtores agrícolas têm catapultado o agro para a ribalta econômica, digital e produtiva. Eles estão assumindo uma forma muito mais profissional de gerenciar negócios familiares, conectando-os às grandes cooperativas e às multinacionais. São gestores que já estão online, sedentos de conhecimento e buscando informação em diversas fontes, exigindo maior proatividade na forma de atuar por parte de empresas, distribuidores e cooperativas.

Podemos caracterizá-los por meio de alguns eixos bem interessantes (Fonte: ABMRA, International Telecommunication Union – CEB – Gartner, Horizon Company):

– É jovem e representante da chamada geração nativa digitalCompra de forma independente por meio de soluções digitais que começam a despontar nos mercados.

– Pouco influenciado pelas relações do passado, uma vez que está bastante envolvido com as movimentações atuais e evoluções tecnológicas.

– Faz tudo no celular. Ainda existem algumas, naturais, limitações de conexão, que tendem a ser resolvidas com a chegada e massificação do 5G.

– Toma decisões utilizando o “digital farming”, uma forma mais rápida, segura e efetiva de usar as soluções tecnológicas e a digitalização.

– Procura e aprende nos canais digitais, onde conteúdo é gratuito e de fácil acesso.

– São críticos na decisão, uma vez que existem diversos players que vencem a barreira da distância e que podem estar conectados o tempo inteiro.

– Serviço pós-venda e serviços como um todo são cada vez mais importantes do que apenas o preço, o que revela uma grande mudança de mentalidade na forma de gerenciar os negócios.

Temos assistido a várias mudanças e muitas evoluções. Esses movimentos podem ser sistematizados em oito grandes tendências do agro e suas respectivas caracterizações e impactos:

1. Planeta menos previsível

2. Foco na saúde e na qualidade de vida

3. Preocupação com a sustentabilidade

4. Clientes mais exigentes

5. Mundo globalizado

6. Cadeia de valor inteligente

7. Integração de canais | Omnicanal

8. Digital farming

Vejamos cada uma delas em detalhe:

1. Planeta menos previsível

Com o notório crescimento populacional e maior demanda por recursos, assistiremos a maiores volatilidades do planeta, o que impacta os ciclos produtivos e as decisões de longo prazo. O que caracteriza esta tendência:- Queda da qualidade e da quantidade dos recursos naturais disponíveis- Instabilidade climática crescente- Queda da biodiversidade- Aumento da virulência de microrganismos e parasitas e aumento da resistência antimicrobiana- Exigência crescente por comportamentos ambientalmente mais responsáveis.

2. Foco na saúde e na qualidade de vida

Um tema cada vez mais presente, fruto da evolução da humanidade, na busca de melhores índices de qualidade de vida que naturalmente influenciarão cada dia mais a lógica de gestão e o processo produtivo. O que caracteriza esta tendência:- Envelhecimento da população- Aumento de doenças crónicas- Crescente importância da saúde e bem-estar- Aumento da importância da segurança alimentar- Aumento da procura por produtos orientados ao equilíbrio de corpo e mente.

3. Preocupação com a sustentabilidade

Com a marca de 8 bilhões de pessoas a ser atingida em breve no planeta, a preocupação com as pautas sustentáveis tem crescido ano após ano. E essa preocupação ganha muito mais força pela mão e exigência dos consumidores do que propriamente pela mão das empresas. O que caracteriza esta tendência:- Aumento da consciência sustentável – ESG- Maior exigência por produtos sustentáveis e amigos do ambiente- Busca pela maior racionalização de recursos em toda a cadeia de valor- Avaliação de marcas e empresas dependerá cada vez mais da sua pegada sustentável- Integração crescente de novos players com DNA sustentável no mercado.

4. Clientes mais exigentes

Fruto da maior conectividade e acesso fácil a conteúdos e ofertas digitais, o conhecimento alarga-se, democratiza-se e a exigência aumenta em todos os níveis. Qualidade, compromisso, legado são indissociáveis na escolha de prestadores de serviços e marcas presentes nos mais variados mercados do agro. O que caracteriza esta tendência:- Aumento do poder de compra da classe média asiática- Urbanização crescente- Maior demanda por conveniência, consumo fora de casa, experiências gastronômicas e ofertas customizadas- Aumento da demanda por informações de origem e reputação das marcas presentes nos mercados- Maior disposição do consumidor para mudar.

5. Mundo globalizado

A globalização dominante hoje é sem dúvida a globalização digital, que se tem sobreposto às globalizações culturais ou econômicas, por exemplo. Ela permite uma maior velocidade das informações e naturalmente um acesso mais amplo às ofertas, recomendações, críticas e resultados. E isso pauta a decisão de clientes, parceiros, fornecedores e sociedade com o apoio da velocidade (não só digital) e a agilidade como grandes forças. O que caracteriza esta tendência:- Aumento da cadeia de valor conectada- Maior exposição a produtos e serviços de outras regiões e culturas do planeta- Concorrência globalizada internacionalmente- Aumento dos riscos de biossegurança- Grande possibilidade de problemas de suprimentos

6. Cadeia de valor inteligente

Um dos grandes temas hoje é sem dúvida a cadeia de valor cada vez mais ampla, diversificada e naturalmente inteligente, no tratamento de dados, na gestão de processos e na entrega de valor. O que caracteriza esta tendência:- Aumento mundial da demanda por alimentos- Crescente preocupação com questões de segurança- Maior penetração de ferramentas e soluções big data e analytics para o agro- Crescimento da conexão e dos negócios de e-commerce, marketplace e plataformas- Integração verticalizada, descentralizada e não linear da cadeia de valor tradicional, tornando-a mais ágil e flexível

7. Integração de canais | Omnicanal

Não sendo um tema novo em nenhum mercado, ganha no agro cada vez mais relevância, uma vez que sendo o cliente um só e conectado, há de se chegar a ele por meio de diversos pontos de contato, que devem estar integrados na gestão da relação, de dados e da oferta. O que caracteriza esta tendência:- Mundo físico e digital aproximam-se cada vez mais- Aumento da transferência de recursos do físico para o digital – Varejo mais complexo e completo nos pontos de contato (touchpoints)- Crescente adoção tecnológica nos negócios para melhorar relacionamento- Maior conhecimento do cliente e consequente ajuste das ofertas, dos portfólios e das soluções.

8. Digital farming

Não menos importante, a tecnologia chegou decisivamente ao agro acelerando a produção e agregando valor em toda a cadeia. A indústria 4.0 deu início a uma jornada digital sem precedentes, alterando a lógica global do agro. O que caracteriza esta tendência:- Transformação digital como centro da mudança dos negócios- Inteligência artificial e internet das coisas substituirão as funções operacionais- Gestão do conhecimento permanente para otimizar a produção e maximizar a equação custo-benefício- Monitoramento permanente e completo de toda a operação remota e mobile- Plataformas digitais de produtos e serviços complementares- Blockchain em toda a cadeia de valor.

A pergunta que agora se coloca é: o que fazer com tudo isso? Naturalmente cada profissional do setor fará a sua interpretação e respetiva decisão, até porque é possível realizar recortes específicos desse tema caso falemos de grão, café, frutas, legumes ou plantas, por exemplo. Mas partir dessa base já é um grande avanço para manter um escopo de atualização permanente do agro.

Mas existem algumas recomendações necessárias para a melhor utilização desse relatório. A meu ver são:

– É necessário estabelecer uma base de educação continuada para que colaboradores e elementos do negócio estejam a par das mudanças e evoluções tecnológicas em curso e as que já se desenham no futuro.

– A forma de fazer negócio mudou e é necessário adotar (ou testar pelo menos) novas formas e ideias produtivas e de comercialização da produção realizada.

– Incorporar soluções tecnológicas ajustadas à realidade de cada produtor ajudará a antecipar riscos e aproveitar as oportunidades.

– Abrir-se aos ecossistemas e à colaboração vai sem dúvida levar o negócio para um novo patamar.

– Realizar regularmente análises de cenários e tendências e refletir isso na decisão estratégica trará certamente ganhos constantes ao negócio.”

Luís Rasquilha
CEO da Inova TrendsInnovation Ecosystem e professor da Fundação Dom Cabral (FDC), Hospital Albert Einstein e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP).

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