Nova geração de produtores agrícolas tem na tecnologia uma aliada revolucionária
A chegada da tecnologia e de uma nova geração de produtores agrícolas têm catapultado o agro para a ribalta econômica, digital e produtiva. Eles estão assumindo uma forma muito mais profissional de gerenciar negócios familiares, conectando-os às grandes cooperativas e às multinacionais. São gestores que já estão online, sedentos de conhecimento e buscando informação em diversas fontes, exigindo maior proatividade na forma de atuar por parte de empresas, distribuidores e cooperativas.
Podemos caracterizá-los por meio de alguns eixos bem interessantes (Fonte: ABMRA, International Telecommunication Union – CEB – Gartner, Horizon Company):
– É jovem e representante da chamada geração nativa digitalCompra de forma independente por meio de soluções digitais que começam a despontar nos mercados.
– Pouco influenciado pelas relações do passado, uma vez que está bastante envolvido com as movimentações atuais e evoluções tecnológicas.
– Faz tudo no celular. Ainda existem algumas, naturais, limitações de conexão, que tendem a ser resolvidas com a chegada e massificação do 5G.
– Toma decisões utilizando o “digital farming”, uma forma mais rápida, segura e efetiva de usar as soluções tecnológicas e a digitalização.
– Procura e aprende nos canais digitais, onde conteúdo é gratuito e de fácil acesso.
– São críticos na decisão, uma vez que existem diversos players que vencem a barreira da distância e que podem estar conectados o tempo inteiro.
– Serviço pós-venda e serviços como um todo são cada vez mais importantes do que apenas o preço, o que revela uma grande mudança de mentalidade na forma de gerenciar os negócios.
Temos assistido a várias mudanças e muitas evoluções. Esses movimentos podem ser sistematizados em oito grandes tendências do agro e suas respectivas caracterizações e impactos:
1. Planeta menos previsível
2. Foco na saúde e na qualidade de vida
3. Preocupação com a sustentabilidade
4. Clientes mais exigentes
5. Mundo globalizado
6. Cadeia de valor inteligente
7. Integração de canais | Omnicanal
8. Digital farming
Vejamos cada uma delas em detalhe:
Com o notório crescimento populacional e maior demanda por recursos, assistiremos a maiores volatilidades do planeta, o que impacta os ciclos produtivos e as decisões de longo prazo. O que caracteriza esta tendência:- Queda da qualidade e da quantidade dos recursos naturais disponíveis- Instabilidade climática crescente- Queda da biodiversidade- Aumento da virulência de microrganismos e parasitas e aumento da resistência antimicrobiana- Exigência crescente por comportamentos ambientalmente mais responsáveis.
Um tema cada vez mais presente, fruto da evolução da humanidade, na busca de melhores índices de qualidade de vida que naturalmente influenciarão cada dia mais a lógica de gestão e o processo produtivo. O que caracteriza esta tendência:- Envelhecimento da população- Aumento de doenças crónicas- Crescente importância da saúde e bem-estar- Aumento da importância da segurança alimentar- Aumento da procura por produtos orientados ao equilíbrio de corpo e mente.
Com a marca de 8 bilhões de pessoas a ser atingida em breve no planeta, a preocupação com as pautas sustentáveis tem crescido ano após ano. E essa preocupação ganha muito mais força pela mão e exigência dos consumidores do que propriamente pela mão das empresas. O que caracteriza esta tendência:- Aumento da consciência sustentável – ESG- Maior exigência por produtos sustentáveis e amigos do ambiente- Busca pela maior racionalização de recursos em toda a cadeia de valor- Avaliação de marcas e empresas dependerá cada vez mais da sua pegada sustentável- Integração crescente de novos players com DNA sustentável no mercado.
Fruto da maior conectividade e acesso fácil a conteúdos e ofertas digitais, o conhecimento alarga-se, democratiza-se e a exigência aumenta em todos os níveis. Qualidade, compromisso, legado são indissociáveis na escolha de prestadores de serviços e marcas presentes nos mais variados mercados do agro. O que caracteriza esta tendência:- Aumento do poder de compra da classe média asiática- Urbanização crescente- Maior demanda por conveniência, consumo fora de casa, experiências gastronômicas e ofertas customizadas- Aumento da demanda por informações de origem e reputação das marcas presentes nos mercados- Maior disposição do consumidor para mudar.
A globalização dominante hoje é sem dúvida a globalização digital, que se tem sobreposto às globalizações culturais ou econômicas, por exemplo. Ela permite uma maior velocidade das informações e naturalmente um acesso mais amplo às ofertas, recomendações, críticas e resultados. E isso pauta a decisão de clientes, parceiros, fornecedores e sociedade com o apoio da velocidade (não só digital) e a agilidade como grandes forças. O que caracteriza esta tendência:- Aumento da cadeia de valor conectada- Maior exposição a produtos e serviços de outras regiões e culturas do planeta- Concorrência globalizada internacionalmente- Aumento dos riscos de biossegurança- Grande possibilidade de problemas de suprimentos
Um dos grandes temas hoje é sem dúvida a cadeia de valor cada vez mais ampla, diversificada e naturalmente inteligente, no tratamento de dados, na gestão de processos e na entrega de valor. O que caracteriza esta tendência:- Aumento mundial da demanda por alimentos- Crescente preocupação com questões de segurança- Maior penetração de ferramentas e soluções big data e analytics para o agro- Crescimento da conexão e dos negócios de e-commerce, marketplace e plataformas- Integração verticalizada, descentralizada e não linear da cadeia de valor tradicional, tornando-a mais ágil e flexível
Não sendo um tema novo em nenhum mercado, ganha no agro cada vez mais relevância, uma vez que sendo o cliente um só e conectado, há de se chegar a ele por meio de diversos pontos de contato, que devem estar integrados na gestão da relação, de dados e da oferta. O que caracteriza esta tendência:- Mundo físico e digital aproximam-se cada vez mais- Aumento da transferência de recursos do físico para o digital – Varejo mais complexo e completo nos pontos de contato (touchpoints)- Crescente adoção tecnológica nos negócios para melhorar relacionamento- Maior conhecimento do cliente e consequente ajuste das ofertas, dos portfólios e das soluções.
Não menos importante, a tecnologia chegou decisivamente ao agro acelerando a produção e agregando valor em toda a cadeia. A indústria 4.0 deu início a uma jornada digital sem precedentes, alterando a lógica global do agro. O que caracteriza esta tendência:- Transformação digital como centro da mudança dos negócios- Inteligência artificial e internet das coisas substituirão as funções operacionais- Gestão do conhecimento permanente para otimizar a produção e maximizar a equação custo-benefício- Monitoramento permanente e completo de toda a operação remota e mobile- Plataformas digitais de produtos e serviços complementares- Blockchain em toda a cadeia de valor.
A pergunta que agora se coloca é: o que fazer com tudo isso? Naturalmente cada profissional do setor fará a sua interpretação e respetiva decisão, até porque é possível realizar recortes específicos desse tema caso falemos de grão, café, frutas, legumes ou plantas, por exemplo. Mas partir dessa base já é um grande avanço para manter um escopo de atualização permanente do agro.
Mas existem algumas recomendações necessárias para a melhor utilização desse relatório. A meu ver são:
– É necessário estabelecer uma base de educação continuada para que colaboradores e elementos do negócio estejam a par das mudanças e evoluções tecnológicas em curso e as que já se desenham no futuro.
– A forma de fazer negócio mudou e é necessário adotar (ou testar pelo menos) novas formas e ideias produtivas e de comercialização da produção realizada.
– Incorporar soluções tecnológicas ajustadas à realidade de cada produtor ajudará a antecipar riscos e aproveitar as oportunidades.
– Abrir-se aos ecossistemas e à colaboração vai sem dúvida levar o negócio para um novo patamar.
– Realizar regularmente análises de cenários e tendências e refletir isso na decisão estratégica trará certamente ganhos constantes ao negócio.”