Nossa história empresarial nos é menos conhecida que a americana, mas parear empreendedores de ontem e hoje é mais útil do que se pensa
O professor e ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP) Jacques Marcovitch é um profundo conhecedor do pioneirismo empresarial no Brasil. Ele é autor da trilogia de livros Pioneiros e empreendedores. Em 2019, a obra se transformou em exposição itinerante dividida em Brasil Monárquico, Primeira República, Era Vargas, Brasil ecContemporâneo e Brasil na Era Digital. Atraiu mais de 100 mil visitantes em Fortaleza, Manaus, Recife, Rio e São Paulo, mostrando aos brasileiros acostumados com a história de empreendedores americanos como também aqui é possível correr riscos, inovar, enfrentar adversidades e realizar sonhos. A trilogia ainda virou um projeto educativo em parceria com o professor de história econômica da FEA-USP Alexandre Macchione Saes.Juntos, Marcovitch e Saes responderam a perguntas da MIT Sloan Review Brasil sobre o que os empresários atuais podem aprender com seus precursores. Para os dois, além da resiliência e de valores que transcendem o tempo, o que une os empreendedores de ontem e hoje é querer transmitir um legado. Os pioneiros da nova economia podem arquitetar o futuro com consciência social.
Para entender como as empresas brasileiras devem ser lideradas atualmente, é importante conhecer a história de empresas e líderes que vieram antes? A história dos que vieram antes é sempre uma fonte de conhecimentos relevantes para enfrentar os desafios do presente e construir o futuro. Também costuma servir de inspiração para ter coragem de atacar problemas e fazer mudanças, além de uma lição de liderança pelo exemplo.O contexto das primeiras décadas do século 20 forjou as lideranças que moveram o Brasil da era agrícola para a industrial. Foi um contexto marcado por crises sanitária (a gripe espanhola), econômica, social e política (a primeira guerra mundial). Cem anos depois, o contexto da pandemia de covid-19, da estagnação econômica, do desemprego estrutural, da fragmentação política, dos desafios ambientais e das comunicações digitalizadas também está criando novas lideranças para a construção da era digital.Se os pioneiros do passado consolidaram seus negócios respondendo e antevendo as necessidades do Brasil em sua época, isso nos permite deduzir que será assim também com os pioneiros de hoje.