Líderes que apostam em dados estão usando inteligência artificial para descobrir novos indicadores de desempenho
Que me desculpe Peter Drucker, mas não basta mais definir o que medir para saber o que pode ser melhorado: o modo como se define o que medir é o que diz como melhorar. Em vários setores, sistemas inovadores de mensuração estão produzindo métricas inovadoras e mudando comportamentos na organização para gerar resultados superiores. Mais organizações estão reconhecendo que benchmarking e gestores experientes nem sempre ajudam a determinar os melhores KPIs (indicadores-chave de desempenho, na sigla em inglês). Movidas a dados, essas empresas combinam análise preditiva (incluindo machine learning) e uma liderança qualificada para identificar e ajustar tais métricas. Quanto mais calibradas forem, maior o alinhamento de condutas às metas estratégicas.
O que as lideranças querem saber é se as métricas atuais capturam plenamente os fatores que determinam geração de valor no negócio e como usar a tecnologia para melhorar o sistema de medição – ou seja, o modo de criar, avaliar e utilizar essas métricas – para melhor discernir esses fatores e descobrir KPIs melhores. Estão, em suma, repensando o modo de medir o sucesso, desenvolver métricas e criar alinhamento na organização.