Indústrias não são a referência mais óbvia quando se fala em disrupção digital. Mas elas têm experiências bem-sucedidas que podem trazer lições a outros setores
Transformar a organização para colher os benefícios das tecnologias digitais avançadas não é mais questão de “se” ou de “quando”, mas de “como”. Os líderes empresariais são muitas vezes aconselhados por consultores a criar uma unidade digital dedicada, abordagem nem sempre adequada para todas as empresas. Mas há outra maneira de enfrentar essa grande mudança. Nossa pesquisa sobre transformação digital em empresas industriais mostra que a melhor abordagem em muitos casos não é revolucionária, mas evolucionária. Dependendo das circunstâncias, isso pode funcionar em outros setores também.
Veja o caso da concessionária italiana de energia elétrica Enel, que atende cerca de 70 milhões de clientes em todo o mundo. Ela foi a primeira concessionária a trazer medidores inteligentes para as casas das pessoas, em 2001. Em 2017, iniciou um projeto de fábrica digital, aproveitando novas tecnologias de sensores e automação para melhorar a eficiência de geração e distribuição de eletricidade. Aplicou as realidades virtual e aumentada para treinar técnicos de serviço de campo, transferiu a infraestrutura de TI para a nuvem e treinou funcionários de todos os setores em tecnologia digital.