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Fluxo de trabalho inteligente, todo mundo contente

O trabalho que permite autonomia, exige resolução de problemas e segue passos bem desenhados pode reforçar as habilidades cognitivas e o aprendizado contínuo dos funcionários

Sharon K. Parker e Gwenith G. Fisher
30 de julho de 2024
Fluxo de trabalho inteligente, todo mundo contente
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Promover a aprendizagem dos funcionários é uma prioridade cada vez maior: para ter sucesso na execução de estratégias orientadas à tecnologia, as forças de trabalho das empresas precisam ser capazes de se adaptar e de dominar rapidamente novas ferramentas, processos e funções. Conforme a inteligência artificial (IA) automatiza tarefas rotineiras, os seres humanos assumem trabalhos que exigem mais de sua capacidade cognitiva. Por isso, é cada vez mais importante que os gestores entendam como promover a cognição e acelerar o aprendizado no ambiente de trabalho.

O desempenho dos funcionários está diretamente associado ao conhecimento especializado e à capacidade deles de aprender. Como aprimorar ainda mais a forma como o trabalho é organizado – que aqui chamaremos de desenho do trabalho – para estimular e acelerar o aprendizado? Alguns tipos de trabalho podem tornar as pessoas mais (ou menos) inteligentes ao longo do tempo? Nossa pesquisa mostra que nem todo trabalho promove a aprendizagem – mas as diferenças independem do tipo de ocupação. A partir de uma revisão de vários estudos (de áreas como psicologia organizacional, saúde ocupacional, ergonomia e gerontologia), percebemos que se o processo de trabalho é bem desenhado, os colaboradores aprendem mais.

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Sharon K. Parker e Gwenith G. Fisher
Sharon K. Parker é professora da Curtin University e integra o Australian Research Council; é diretora do Center for Transformative Work Design e pesquisadora-chefe do Centre of Excellence in Population Ageing Research. Gwenith G. Fisher é professora de psicologia da Colorado State University, professora da Colorado School of Public Health e pesquisadora do Centre of Excellence in Population Ageing Research.

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