As tecnologias de melhoria de privacidade estão ficando cruciais para as parcerias da nova economia. Conheça essas ferramentas e veja como são aplicadas
Chegou a vez das PETs. Não, não vamos falar de animais de estimação, nem de cachorros-robôs. Privacy enhancing technologies (PET) são um conjunto de ferramentas tecnológicas que permitem gerar maior privacidade e segurança no uso de dados. Mas não se trata meramente de um sistema de proteção. Seu diferencial é permitir a formação de parcerias e compartilhar, em segurança, as informações que fazem a roda da economia digital girar.
O uso de dados é essencial para produtos e serviços, seja para criar novos, seja para melhorar os já existentes. Mas empresas e governos nem sempre têm o nível de confiança (e segurança) suficiente entre si para poder compartilhá-los. Dessa forma, muitas oportunidades ficam à deriva ou são deixadas de lado. Um exemplo bastante comum se dá na área financeira. As instituições competem fortemente, então pode ser um desafio compartilhar dados para prevenir fraudes ou desenvolver novos produtos.