Explore esta relação de conteúdos e monte as metas ESG sob medida para sua empresa
Esta é a continuação de uma coluna anterior minha: “Mesa para dois”. Em outubro de 2019, reclamava eu que as empresas não iriam lidar com os demais stakeholders (além dos acionistas) enquanto não criassem metas de desempenho que os incluíssem, e seus executivos fossem informados, treinados e cobrados para perseguir metas muito além do velho chavão “maximizar o valor para os acionistas”.
Pois agora o assunto ESG está levantando fervura (o assunto remete a responsabilidades sociais, ambientais e de governança das empresas). E tenho o prazer de informar que parâmetros para essas metas já existem, e sua empresa pode começar a trabalhar com elas hoje mesmo! Você pode aprender sobre elas, incorporá-las ao seu modo, treinar seus colaboradores, e obter os credenciamentos apropriados. Eis uma relação de documentos que todo líder deve usar como ponto de partida para inspirar as suas metas ESG:
Comecemos pelo CEBDS. É o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. Representa no Brasil a entidade global TCFD (Task Force on Climate-Related Financial Disclosures). Lá você deve começar baixando o pdf em português “Como Implementar as Recomendações” do TCFD. Dependendo do ramo da sua empresa, você talvez queira juntar-se a uma ou mais das Câmaras Temáticas (Água, Energia, etc).
Fundado em 2011, o SASB é o Conselho de Padrões Contábeis de Sustentabilidade. Na sua primeira visita, recomendo clicar primeiramente em “Understanding SASB Standards” para compreender a terminologia, os critérios de credenciamento, e os indicadores para o ramo de atividade da sua empresa.
GRI é a sigla da Global Reporting Initiative, organização holandesa criada em 1997 para ajudar as empresas a monitorar e divulgar temas de mudança climática, direitos humanos e corrupção. A filial brasileira fica em São Paulo e tem fortes laços com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). O documento que ficou conhecido no Brasil como “Relatório de Sustentabilidade GRI” serve para divulgar como uma empresa pretende medir seu impacto socioambiental e econômico.
Outras fontes de informação também podem ser importantes para a sua empresa:
A EQT é uma empresa sueca de capital aberto com 25 anos de idade. Muito mais que uma gestora de fundos (46 bilhões de euros sob gestão no momento), a missão da EQT é promover a criação de empresas “à prova de futuro” (“futureproof”). Visite o site deles, procure pela seção que lida com empresas no mesmo setor que a sua, e observe quais são os indicadores ESG delas. Vale a pena também assinar a Newsletter gratuita (não esqueça de optar entre inglês e sueco!)
Indicador NPS: O Guia Completo. Se esta é a sua primeira exposição ao assunto, recomendo visitar academia.edu e baixar esse pdf gratuito de 14 páginas em português descrevendo o que diferencia seus clientes promotores dos seus clientes detratores.
Mãos à obra! “