Superestimar a capacidade dos grandes modelos delinguagem, como o ChatGPT, pode levar a resultadospouco confiáveis. Para lidar melhor com eles, éimportante entender primeiro como funcionam
“Os LLMs (sigla em inglês para “grandes modelos de linguagem”) parecem ter chegado para transformar o mundo dos negócios. Sua capacidade de gerar respostas criativas e detalhadas a perguntas em linguagem comum ou de programação gerou uma onda de entusiasmo que levou o ChatGPT, o mais famoso desses sistemas, a conquistar 100 milhões de usuários mais depressa do que qualquer outra tecnologia. A empolgação foi nítida e óbvia. Investidores colocaram mais de US$ 40 bilhões em startups de inteligência artificial na primeira metade de 2023, o que corresponde a mais de 20% de todo o investimento global em venture capital.
Mas, ao mesmo tempo que LLMs são incrivelmente poderosos, sua habilidade de gerar textos que parecem feitos por pessoas de verdade pode nos levar a imaginar que eles têm outras capacidades humanas, o que acaba frustrando muita gente. Se os gestores tiverem um entendimento mais profundo de como esses modelos funcionam e quais são as limitações, eles poderão tomar decisões mais realistas, contornando as deficiências com tecnologias complementares e governança humana.