Automação e sensores prometem uma melhor experiência do cliente – e combustível para análises de dados avançadas
As lojas físicas estão sendo desafiadas como nunca. Não apenas pela concorrência do e-commerce, mas pela invasão de seu espaço por empresas que, embora priorizem o digital, como a Amazon [e a Farfetch, citada no texto anterior], estão abrindo suas próprias lojas físicas, combinando atributos online e offline. Para se manter competitivos, os varejistas tradicionais precisam considerar como a adoção da tecnologia digital pode melhorar a experiência do cliente na loja, fornecer acesso a mais dados sobre suas preferências e hábitos e, potencialmente, melhorar as operações omnicanal.
A “loja sem atrito” tornou-se o novo padrão ouro do mundo do varejo. O termo, porém, é impreciso. O objetivo é usar a tecnologia digital para atender às expectativas dos consumidores em relação a flexibilidade, gratificação instantânea, conveniência, segurança e velocidade. Mas as estratégias dos early adopters variam muito conforme os pontos de fricção que desejam remover.