Maria Montessori, educadora italiana, dizia que as crianças são aprisionadas nas salas de aula como borboletas em alfinetes. Mas será que isso acontece apenas nas escolas? Os alfinetes invisíveis também não estariam prendendo empresas e economias?
Eles poderiam ser falta de investimentos, deficit de ferramentas tecnológicas e metodológicas, mindset e contexto desfavoráveis (inclua-se na lista o custo Brasil). Tudo isso enche de alfinetes caixas de costura inteiras.
No mundo todo há alfinetes, mas neste exato momento os outros países parecem menos alfinetados que o Brasil. Nossa economia contribui com apenas 2,5% do PIB planetário, apesar de ser a oitava maior do mundo, e só faz encolher. Sabemos que retomar o crescimento é urgente – e que é preciso crescer muito e rápido.
Como consegui-lo? As vantagens competitivas do Brasil não são poucas, mas elas precisam de tecnologia e de inovação nos modelos de negócio e de gestão para serem alavancadas. E as empresas são as mais aptas a lidar com isso, por terem menos alfinetes que os governos.
A Qura Editora, parte do Grupo Anga, crê que alavancar o crescimento é possível e, com esse fim, decidiu trazer para o Brasil a MIT Sloan Management Review, revista que une tecnologia e gestão, modelo de negócio e inovação, como nenhuma outra no mundo. Ela não apenas é associada à meca da tecnologia e inovação Massachusetts Institute of Technology e ao templo da gestão Sloan School; tudo que é vanguarda nessa área, inclusive no Oriente – e especificamente na China – é acompanhado de perto, e com profundidade, em suas páginas.
Estreamos com uma pesquisa vinda do Insead, da França, feita por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, que propõe um framework para a inovação não disruptiva, capaz de criar novos mercados sem consequências negativas para os existentes. É sob medida para o momento que o Brasil vive, como comenta o consultor de inovação Valter Pieracciani, uma das pessoas por trás do primeiro unicórnio do País, o PagSeguro.
Também sob medida é o Report especial sobre mudança digital.
Ah, dirá o leitor, todos falam desse assunto. Falam, de fato, mas dizem relativamente pouco. Trata-se de um megadesafio para nossas empresas e é tratado aqui com a profundidade que merece, inclusive por Jeff Immelt, CEO da GE de 2001 a 2017, que fez um elefante querer pular feito pulga.
Poderia destacar uma série de conteúdos, da próxima onda de inovação da China a uma abordagem para melhores decisões estratégicas, proposta pelo Prêmio Nobel Daniel Kahneman e colegas. Mas prefiro copiar minha colega da MIT SMR norteamericana, Lisa Burrell, e recomendar o texto sobre a carreira em tempos de transformação. Afinal, as carreiras de todos nós, C-levels inclusive, estão num cadafalso. Não vão salválas nem alfinetes, nem trabalhos de Sísifo. Então, esse apoio extra é bem-vindo.
E o Brasil? Temos um bom presságio – Adam Grant cita Pelé – e uma notícia ótima: um conselho editorial de pesos-pesados nos ajudará a garantir as trocas de conteúdo entre o País e o mundo. Neste número 1, por exemplo, trazemos a visão de transformação digital do especialista em inovação e conselheiro Silvio Meira, a melhor ponte que temos entre academia, startups e grandes empresas.
Publicamos em primeira mão um estudo de Leonardo Framil e coautores da Accenture sobre cibersegurança. Contamos sobre uma parceria Brasil–Alemanha que pode virar paradigma para inovação.
E ainda falamos de Glória, a robô que veio defender as mulheres e nasceu por estas bandas. Estamos só começando!
Confirmar o que as pessoas já acreditam pode ajudar as organizações a superar as barreiras à mudança
Para enfrentar a cautela dos usuários, criadores de aplicativos de inteligência artificial (IA) deveriam parar de prometer demais, tornar-se mais transparentes e pensar em obter a certificação de terceiros
A tecnologia pode nos ajudar a superar preconceitos em vez de perpetuá-los, desde que seres humanos a projetem, treinem e refinem tendo essa finalidade em mente
Responder a questionários de pesquisa pode aumentar a conscientização de um profissional, o que abre as portas para seu desenvolvimento
A transformação digital se tornou uma obrigação para as empresas industriais.O problema é que ela é realmente muito complicada
Os líderes precisam mesclar habilidades tradicionais e novas para conduzir suas organizações ao futuro de maneira eficaz
Ter conselheiros com experiência em negócios digitais pode ser considerado um novo diferencial em desempenho financeiro
O cientista e especialista em transformação digital Silvio Meira descreve os verdadeiros gargalos que as nossas empresas enfrentam e propõe caminhos
Ao perseguirem desesperadamente ideias que promovam a ruptura dos mercados atuais, as empresas deixam de prestar atenção a iniciativas que podem levar a um crescimento mais alinhado com a sociedade da indústria 4.0
As empresas que aumentam as vendas mais rápido do que as rivais articulam uma narrativa de inovação que é uma afirmação do crescimento e utilizam quatro alavancas eficientes para transformá-la em realidade
Estudo aponta as três categorias de inovadoras emergentes na China que estão tornando cada vez mais difícil para as empresas ocidentais competir naquele mercado
Estudo Accenture mostra que as empresas brasileiras reconhecem a fragilidade da internet e os potenciais riscos, mas não sabem como responder a isso.Há um caminho
Conheça a parceria que instituições de pesquisa brasileiras estão formando com o Medical Valley alemão e Harvard para fazer inovação aberta
Conheça o protocolo MAP, inspirado na forma que a área de recrutamento e seleção de pessoas encontrou para evitar vieses e erros de julgamento
Confira sete lições sobre como avaliar afirmações feitas por pessoas cujas opiniões parecem “sagradas” e indiscutíveis
Não espere que as empresas resolvam o problema; enxergue os sinais de mudança o quanto antes, avalie sua exposição a isso e parta para a ação
Você é considerado lento para decidir? Ensine seus colaboradores a convencer tanto os gestores que podem comprar as sugestões deles como as pessoas que potencialmente vão transformá-las em realidade. E seja claro sobre o ciclo de aprovação de ideias
Se você quer “vender” uma inovação, provavelmente vai fracassar em fazê-la viralizar como uma gripe. Recentes estudos sobre as redes sociais mostram que esses contextos de contágios complexos necessitam de um trabalho definido como “laços fortes e pontes largas”
As transformações no ambiente de trabalho exigirão (já começaram a exigir, na verdade) que os executivos desenvolvam bem competências específicas – entre elas, uma abordagem consciente em relação ao uso de tecnologias.
Complemente seus conhecimentos com os livros, artigos e papers citados pelos autores da MIT Sloan Review Brasil lançada em setembro de 2019; em alguns casos, há recomendações de trechos específicos. Conteúdo exclusivo para assinantes.