Utilize o template “Quebra-Cabeça” para a criação e execução da estratégia da sua empresa. É o mesmo aplicado em várias startups
O ano começou! Contrariando o ditado, com as datas do Carnaval flutuando devido à pandemia, 2021 vai começar antes do Carnaval! E você empreendedor, gestor, cabeça de área, diretor e C-level, já tem montada a sua estratégia para 2021? Mais importante, ela está clara para que sua equipe consiga conectar o tático às entregas de negócio?
Nos últimos 15 anos trabalhando com startups, aceleração e escalada de empresas de tecnologia e transformação organizacional em empresas, percebi que uma das maiores dificuldades de muitos gestores está na criação de uma estratégia clara e executável. Como criar foco e transparência para que suas equipes possam ter planos táticos e colocar a mão na massa nas poucas ações que realmente trarão resultados para o negócio?
Para isso, criei um template que batizei de “Quebra-Cabeça”, e que hoje é a base para criação e execução da estratégia da abeLLha, de startups, de empresas que ajudamos nos últimos anos e do Telecine.
Essa é a cara dele:
A regra principal é começar de cima para baixo: Propósito, Pilares, Metas, Projetos, Tarefas, Papéis e Responsabilidades, para depois relembrar e gerar clareza nos Valores, Acordos (Regras da Empresa) e Cerimônias (palavra “”gourmetizada””, vinda do método ágil, para reuniões!)
Vale ressaltar que o processo de criação de estratégia explicado aqui pode ser executado anualmente, semestralmente ou trimestralmente. Cada negócio tem tamanho e necessidades diferentes. Para o Telecine, por exemplo, fazemos o da unidade de streaming anualmente e as equipes fazem o mesmo processo trimestralmente, pois, com a volatilidade do mercado, isso nos dá mais agilidade para recalcular rotas quando necessário.
Propósito: (Foco no longo prazo) Toda empresa tem a sua razão de ser, de existir. Ela pode ser nobre (como gerar renda para % da classe D) ou prática (quero abrir uma padaria para ser a minha renda e quero que ela aumente sempre sua receita). No fim do dia, é a visão de onde a empresa ou empreendimento quer chegar, com foco no longo prazo. Na abeLLha, por exemplo, o nosso propósito é impactar o maior número possível de empreendedores de começo de jornada (os que querem tirar sua ideia do papel e os que precisam validar o seu modelo de negócio e MVP – produto mínimo viável).
Pilares /objetivos (Foco 2021): Reflita sobre a sua visão a longo prazo (Propósito) e defina, com foco no ano vigente, que pilares sustentam o seu negócio? Por exemplo: pra gente no Telecine Streaming, o foco é infinitamente maior no crescimento da base do que na receita (para 2021!). Então um pilar de Crescimento pra gente é mais relevante neste ano que um pilar de Receita (isso com certeza vai mudar em um futuro não muito distante). Vale fazer a seguinte analogia: se seu negócio é uma casa, quais são as pilastras que, se forem removidas, levarão à sua queda? Isso vai te ajudar a focar e a realmente determinar o que é primordial para 2021 e o que é mais secundário (e que também será monitorado, porém não irá direcionar a execução da equipe).
Para quem não está familiarizado com o método OKRs de construção de estratégia, os pilares representam os “”objetivos””, o “”O”” dos OKRs. (OKRs significam objetivos e resultados-chave, em inglês, sendo que os resultados-chave são os indicadores.)
Metas / Resultados-chave (foco 2021): Agora, chegou a hora de determinar quais são os indicadores e metas que definem o sucesso de cada pilar. É hora de colocar números e realmente tangibilizar a entrega e sustentação de cada Objetivo. Voltando para o exemplo que se encaixaria no Telecine: se um dos meus pilares é Crescimento, a meta que indica que o pilar está firme e forte pode ser a base de usuários pagantes. Assim, neste pilar, a meta até final de 2021 será: ter uma base de usuários pagantes (clientes!) de XXX assinantes.
Novamente voltando aos OKRs, esta parte representa o “”KR””: Resultado-Chave de um Objetivo.
Propósito, pilares e metas devem ser os principais direcionadores de um gestor para a sua equipe. A partir daí, projetos, tarefas e o dia a dia de cada um devem ter foco total no atingimento das metas.
Como complemento à estratégia, acho importantíssimo a equipe/gestor, ter um painel com as métricas (KPIs) do negócio que servirão de apoio à entrega da estratégia e das Metas / resultados-chave. Este painel deve ser composto pelas Metas assim como outros indicadores que ajudam a compor o negócio. No exemplo acima, este dashboard teria gráficos de base de usuários, churn e LTV/CAC (Lifetime value – quanto um cliente te paga ao longo do tempo dividido pelo custo de trazer este cliente), mas poderia ter também uma gráfico somente com o CAC, outro com a verba de marketing, outro com o número de novos clientes que assinam por dia… e assim por diante.
No Telecine, chamamos esse painel, que acompanha a estratégia, de “Métricas de Saúde”, pois nos ajudam a monitorar a saúde do negócio como um todo, para garantir que a execução da equipe seja voltada para atingir as metas / resultados-chave.
Com a estratégia bem definida (Propósito, Pilares e Metas) a equipe irá definir Projetos e Tarefas (que nada mais são que as coisas que fazemos que tem começo, meio e fim), nos quais trabalhará recorrentemente (as coisas que fazemos sempre, nossos papéis e responsabilidades).
Projetos e Tarefas: (Foco 2021) Aqui entram ações que ajudarão no atingimento de cada Meta e Objetivo. Entramos no tático e aqui estamos falando de ferramentas para gerenciar projetos como Trello, Jira, Asana, MS Project – onde se olha no detalhe para o que será executado e o seu impacto nas metas da empresa. Para o Pilar de Crescimento, por exemplo, onde a meta é atingir uma base de 50 mil usuários pagantes, um dos meus projetos pode ser: Criar campanhas do Google direcionadas à criação de conta em meu site. Tarefas deste projeto podem ser: (1) definir verba para o canal Google (2) Criar campanhas (3) Ter monitoramento e tags implementados para acompanhamento de CAC deste canal.
Papéis e responsabilidades: (Foco no que cada um executa na equipe, independente do período) Nesta parte, o foco principal é deixar clara para todos a descrição do papel de cada um da equipe. O intuito é todo mundo ter transparência da responsabilidade recorrente de cada um para que facilite a resolução de problemas e melhoria contínua do processo operacional. Exemplo: Eu como Analista de Marketing sou responsável por: (1) gerar relatórios semanais das campanhas de marketing (2) Catalogação de conteúdo para os empreendedores (3) Gestão das Redes Sociais (o que é postado e resposta a comentários).
Basicamente aqui entra a descrição de cargo de cada pessoa.
Isso já existe em todas as empresas, porém raramente é uma informação pública. Facilita muito saber a quem recorrer quando se tem clareza do que cada um é responsável dentro da empresa.
De nada adianta montar tudo que falamos acima se o processo não fizer parte do dia a dia da empresa ou equipe. 😉
Para que as coisas fluam bem, os valores da empresa precisam ser claros. Valores não são as frases bonitas nas paredes ou apresentações, mas como as pessoas realmente agem no dia a dia. Na sua empresa ou equipe, por exemplo, a rapidez é mais importante do que a perfeição? Errar é visto com bons olhos e como aprendizado ou deve ser algo evitado a todo custo?
E o método de trabalho e regras da empresa? Estão claros para todos? Se uma equipe não atinge suas metas, o que acontece? Como se dá a remuneração, aumentos salariais, promoções e contratações? Chamamos esse grande combinado de Acordos e quanto maior for a transparência nas regras melhor para todos. O combinado nunca sai caro! 😉
Finalizando, também não adianta ter a estratégia montada em um PPT e nunca mais parar para acompanhá-la. Para isso, as Cerimônias são essenciais. Defina quando a equipe se reúne para ver como andam as metas, projetos e dia a dia de cada um. No Telecine, por exemplo, muitas equipes fazem a “”daily””: reunião diária curta (15 mins) onde todos se alinham no andamento das tarefas (uma influência do método ágil). Fazemos também cerimônias trimestrais com a empresa inteira para todos terem o contexto do todo e do andamento das metas anuais da empresa.
Para quem se interessar em implementar o método do quebra-cabeça, criamos um template bem simples no Google Sheets, que pode ser acessado neste link.”