TECNOLOGIAS 8 min de leitura

Exponential future: como você e sua empresa estão se preparando para as mudanças tecnológicas?

Qualquer profissional que queira se diferenciar no meio corporativo vai precisar, cada vez mais, adotar uma mentalidade de crescimento exponencial; entender as dez tendências tech do Gartner pode ajudar

Claudia Muchaluat
Exponential future: como você e sua empresa estão se preparando para as mudanças tecnológicas?
Este conteúdo pertence à editoria Estratégia e inovação Ver mais conteúdos
Link copiado para a área de transferência!

Quais serão as tecnologias que moldarão o próximo ano? E, mais importante, estamos prontos para aproveitar ao máximo as oportunidades que surgirão? Olhando para 2025, a velocidade das inovações e o impacto que elas terão nos negócios e na sociedade atingem um novo patamar, destacando a necessidade de uma abordagem estratégica para navegar por esse cenário.

Vivemos uma era em que a tecnologia vai além da eficiência e se torna o alicerce de estratégias exponenciais. Com o avanço do uso da Inteligência artificial adaptativa e das plataformas de IA como serviço, observamos um avanço significativo nas capacidades das organizações. Essas inovações possibilitam a criação de soluções mais rápidas, flexíveis e, sobretudo, preparadas para se adaptar ao ritmo acelerado das demandas de mercado. O que nos leva às…

… organizações exponenciais

Recentemente assisti a uma apresentação de Salim Ismail, estrategista de tecnologia que em 2023 lançou mais um livro sobre organizações exponenciais, intitulado Exponential Organizations 2.0, atualizando o conceito. Salim destacou como empresas ágeis e preparadas para crescer de maneira exponencial utilizam as tecnologias disruptivas não apenas para adaptação, mas para prosperar. Ele comentou que a tecnologia está aumentando a produtividade no mundo, mas as empresas ainda enfrentam o desafio de se adaptar a essa realidade.

Exponential Organizations 2.0
Exponential Organizations 2.0 Amazon.com.br

Se observarmos as empresas que cresceram exponencialmente na última década, veremos que muitas delas focaram em dados, automação e em parcerias tecnológicas estratégicas que alavancar suas capacidades. Essas organizações conseguiram estabelecer ecossistemas em que tecnologias avançadas trabalham em harmonia com processos e pessoas. Mas a adaptação precisa continuar. O que você pode fazer em 2025?

“O futuro pertence àqueles que se preparam para ele hoje” (Malcolm X, ativista afro-americano)

Tendências tecnológicas para 2025, segundo o Gartner

Para que as empresas e profissionais que trabalham com tecnologia preparem-se para o que está por vir no próximo ano, o Gartner anunciou as dez principais tendências tecnológicas que devem possibilitar novas formas de inovação e atender os principais desafios que as organizações enfrentam atualmente. As tendências foram divididas em três categorias: imperativos e riscos da IA, novas fronteiras da computação e sinergia homem-máquina.

1 – Agentes de IA. “Agentic AI”, como se diz em inglês, são programas projetados para executar tarefas de forma independente, exigindo mínima ou nenhuma supervisão humana. Eles conseguem interpretar informações e tomar decisões, possibilitando automações complexas que antes eram inviáveis. O Gartner acredita que, até 2028, 15% das decisões de trabalho serão realizadas por agentes de IA.

2 – Plataformas de governança de inteligência artificial. Essas soluções são capazes de desenvolver, administrar e aplicar diretrizes para o uso responsável da IA, além de esclarecer o funcionamento dos sistemas de IA e oferecer transparência para fortalecer a confiança e a responsabilidade. Segundo o Gartner, até 2028, empresas que adotarem plataformas completas de governança de IA terão 40% menos incidentes éticos relacionados à IA.

3 – Segurança contra desinformação. Tecnologia emergente para identificar com precisão informações confiáveis e estabelecer métodos para assegurar a integridade das informações, verificar sua autenticidade, evitar falsificações e monitorar a propagação de conteúdos prejudiciais. O Gartner estima que, até 2028, 50% das empresas começarão a usar produtos, serviços ou recursos projetados para enfrentar esse desafio.

4 – Criptografia pós-quântica. Ela proporciona uma segurança capaz de resistir aos avanços da computação quântica, que têm o potencial de quebrar sistemas criptográficos tradicionais. Segundo previsão do Gartner, até 2029, esses avanços podem tornar as criptografias convencionais inseguras, o que exige que as empresas se antecipem para proteger seus dados sensíveis e confidenciais.

5 – Inteligência invisível ambiental. Sensores de baixo custo viabilizam o monitoramento em larga escala. Inicialmente, essa tecnologia será utilizada para rastreamento em áreas como o varejo e a logística. A expectativa é que a inteligência ambiental resolva problemas como a verificação de estoque no varejo ou logística de mercadorias perecíveis, ao permitir o rastreamento e a detecção de itens em tempo real de baixo custo para melhorar a visibilidade e a eficiência operacional.

6 – Computação com eficiência energética. Refere-se ao design e operação de computadores, data centers e outros sistemas digitais de forma a minimizar o consumo de energia e a pegada de carbono. Novas tecnologias como unidades de processamento gráfico (GPUs), computação neuromórfica e computação quântica devem oferecer os ganhos substanciais de eficiência energética necessários nos próximos cinco a dez anos.

7 – Computação híbrida. combina várias tecnologias para resolver problemas computacionais complexos. Permite que as empresas investiguem e solucionem problemas de forma mais aprofundada, ajudando tecnologias como a IA a romper barreiras tecnológicas. Com isso, a computação híbrida apoiará a criação de ambientes de inovação transformadores e extremamente eficientes, operando com mais eficácia do que as soluções tradicionais.

8 – Computação espacial. Esse conceito abrange o uso de realidade aumentada e virtual para aprimorar processos industriais, como na manufatura e logística, criando ambientes de trabalho tridimensionais.

9 – Robôs polifuncionais. Essas máquina têm a capacidade de realizar múltiplas funções serão mais comuns até o final da década, aplicados em áreas como serviços domésticos e industriais.

10 – Aprimoramento neurológico. Tecnologias que interagem diretamente com o cérebro humano, como interfaces cérebro-computador, estão em desenvolvimento e visam não apenas restaurar capacidades perdidas, mas também aprimorar funções cognitivas.

Transformação exponencial é a chave para inovar

Ignorar as novas tecnologias não é mais uma opção! As organizações que buscam se diferenciar em 2025 precisarão incorporar uma mentalidade de crescimento exponencial, inspirada nos conceitos abordados por Salim Ismail. No contexto da Intel, por exemplo, estamos comprometidos com o desenvolvimento de soluções que não apenas suportam as inovações tecnológicas, mas as impulsionam, especialmente com iniciativas em IA e computação de alto desempenho.

Diante dessa perspectiva, fica o convite: como sua organização pode transformar-se para ser uma empresa realmente exponencial? Essa é a questão que precisamos ter em mente ao avançarmos para 2025. Afinal, estamos em um momento em que a tecnologia não é apenas uma ferramenta — ela é o próprio caminho para o futuro.

“O verdadeiro problema da humanidade é que temos emoções paleolíticas, instituições medievais e tecnologias divinas” (Edward O.Wilson, biólogo americano)

As tecnologias existentes ao nosso redor são diversas e poderosas: da inteligência artificial à biologia sintética. Temos todos os recursos à nossa disposição para criar um futuro que beneficie a humanidade! Porém, isso dependerá menos das próprias inovações e mais das escolhas que fazemos e dos desafios que decidimos enfrentar como sociedade.

Claudia Muchaluat
É presidente da Intel Brasil, com mais de 25 anos de experiência no setor de tecnologia, tendo atuado anteriormente como partner da IBM Consulting – foi a primeira chief digital officer (CDO) da IBM América Latina, liderando a transformação digital da empresa. Muchaluat é formada em engenharia eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com mestrado em administração de empresas pela PUC-RJ, MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral (FDC) Em 2023 foi nomeada uma das 100 mulheres mais inovadoras do Brasil pela “Época Negócios”.

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui