As plataformas digitais líderes controlam o acesso a uma parcela cada vez maior de dados do mundo. Precisamos de políticas que permitam mais players acessá-los
Joseph Schumpeter se preocupava muito com inovação. O renomado economista, que cunhou o termo destruição criativa, defendia o empreendedorismo como motor do crescimento econômico, mas temia não haver recursos financeiros para os pequenos players implementarem suas ideias pioneiras. Felizmente, ele estava errado. Desde os anos 1950, um ecossistema de investidores anjo e de risco tem garantido dinheiro suficiente para startups mudarem o mundo.
A era dos dados, porém, está reacendendo a preocupação de Schumpeter quanto aos recursos disponíveis para os empreendedores. Conforme as big techs se tornam cada vez mais poderosas graças à imensidão de dados que coletam, e a inovação se torna cada vez mais orientada a dados, empresas e empreendedores podem achar difícil aproveitar novas oportunidades. Manter o motor de inovação funcionando vai exigir acesso não só a capital, mas a dados também.