O futuro da atuação jurídica: uma jornada de inovação e adaptabilidade
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Nova geração de produtores agrícolas tem na tecnologia uma aliada revolucionária
Luís Rasquilha
26 de Outubro
A chegada da tecnologia e de uma nova geração de produtores agrícolas têm catapultado o agro para a ribalta econômica, digital e produtiva. Eles estão assumindo uma forma muito mais profissional de gerenciar negócios familiares, conectando-os às grandes cooperativas e às multinacionais. São gestores que já estão online, sedentos de conhecimento e buscando informação em diversas fontes, exigindo maior proatividade na forma de atuar por parte de empresas, distribuidores e cooperativas.
Podemos caracterizá-los por meio de alguns eixos bem interessantes (Fonte: ABMRA, International Telecommunication Union – CEB – Gartner, Horizon Company):
É jovem e representante da chamada geração nativa digital Compra de forma independente por meio de soluções digitais que começam a despontar nos mercados.
Pouco influenciado pelas relações do passado, uma vez que está bastante envolvido com as movimentações atuais e evoluções tecnológicas.
Faz tudo no celular. Ainda existem algumas, naturais, limitações de conexão, que tendem a ser resolvidas com a chegada e massificação do 5G.
Toma decisões utilizando o “digital farming”, uma forma mais rápida, segura e efetiva de usar as soluções tecnológicas e a digitalização.
Procura e aprende nos canais digitais, onde conteúdo é gratuito e de fácil acesso.
São críticos na decisão, uma vez que existem diversos players que vencem a barreira da distância e que podem estar conectados o tempo inteiro.
Serviço pós-venda e serviços como um todo são cada vez mais importantes do que apenas o preço, o que revela uma grande mudança de mentalidade na forma de gerenciar os negócios.
Temos assistido a várias mudanças e muitas evoluções. Esses movimentos podem ser sistematizados em oito grandes tendências do agro e suas respectivas caracterizações e impactos:
Planeta menos previsível
Foco na saúde e na qualidade de vida
Preocupação com a sustentabilidade
Clientes mais exigentes
Mundo globalizado
Cadeia de valor inteligente
Integração de canais | Omnicanal
Digital farming
Vejamos cada uma delas em detalhe:
Com o notório crescimento populacional e maior demanda por recursos, assistiremos a maiores volatilidades do planeta, o que impacta os ciclos produtivos e as decisões de longo prazo. O que caracteriza esta tendência:
Um tema cada vez mais presente, fruto da evolução da humanidade, na busca de melhores índices de qualidade de vida que naturalmente influenciarão cada dia mais a lógica de gestão e o processo produtivo. O que caracteriza esta tendência:
Com a marca de 8 bilhões de pessoas a ser atingida em breve no planeta, a preocupação com as pautas sustentáveis tem crescido ano após ano. E essa preocupação ganha muito mais força pela mão e exigência dos consumidores do que propriamente pela mão das empresas. O que caracteriza esta tendência:
Fruto da maior conectividade e acesso fácil a conteúdos e ofertas digitais, o conhecimento alarga-se, democratiza-se e a exigência aumenta em todos os níveis. Qualidade, compromisso, legado são indissociáveis na escolha de prestadores de serviços e marcas presentes nos mais variados mercados do agro. O que caracteriza esta tendência:
A globalização dominante hoje é sem dúvida a globalização digital, que se tem sobreposto às globalizações culturais ou econômicas, por exemplo. Ela permite uma maior velocidade das informações e naturalmente um acesso mais amplo às ofertas, recomendações, críticas e resultados. E isso pauta a decisão de clientes, parceiros, fornecedores e sociedade com o apoio da velocidade (não só digital) e a agilidade como grandes forças. O que caracteriza esta tendência:
Um dos grandes temas hoje é sem dúvida a cadeia de valor cada vez mais ampla, diversificada e naturalmente inteligente, no tratamento de dados, na gestão de processos e na entrega de valor. O que caracteriza esta tendência:
Não sendo um tema novo em nenhum mercado, ganha no agro cada vez mais relevância, uma vez que sendo o cliente um só e conectado, há de se chegar a ele por meio de diversos pontos de contato, que devem estar integrados na gestão da relação, de dados e da oferta. O que caracteriza esta tendência:
Não menos importante, a tecnologia chegou decisivamente ao agro acelerando a produção e agregando valor em toda a cadeia. A indústria 4.0 deu início a uma jornada digital sem precedentes, alterando a lógica global do agro. O que caracteriza esta tendência:
A pergunta que agora se coloca é: o que fazer com tudo isso? Naturalmente cada profissional do setor fará a sua interpretação e respetiva decisão, até porque é possível realizar recortes específicos desse tema caso falemos de grão, café, frutas, legumes ou plantas, por exemplo. Mas partir dessa base já é um grande avanço para manter um escopo de atualização permanente do agro.
Mas existem algumas recomendações necessárias para a melhor utilização desse relatório. A meu ver são:
É necessário estabelecer uma base de educação continuada para que colaboradores e elementos do negócio estejam a par das mudanças e evoluções tecnológicas em curso e as que já se desenham no futuro.
A forma de fazer negócio mudou e é necessário adotar (ou testar pelo menos) novas formas e ideias produtivas e de comercialização da produção realizada.
Incorporar soluções tecnológicas ajustadas à realidade de cada produtor ajudará a antecipar riscos e aproveitar as oportunidades.
Abrir-se aos ecossistemas e à colaboração vai sem dúvida levar o negócio para um novo patamar.
Realizar regularmente análises de cenários e tendências e refletir isso na decisão estratégica trará certamente ganhos constantes ao negócio.
CEO da Inova TrendsInnovation Ecosystem e professor da Fundação Dom Cabral (FDC), Hospital Albert Einstein e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP).
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