fb

Diversidade e inclusão

5 min de leitura

A iniciativa de empreendedorismo que apoiou mulheres e reduziu desigualdades

Ao ajudar vítimas de acidentes com escalpelamento, projeto do Unops, MPT e Instituto Gloria transformou vida mulheres e famílias no Norte do Brasil por meio do empreendedorismo feminino

Claudia Valenzuela e Cristina Castro-Lucas

23 de Novembro

Compartilhar:
Artigo A iniciativa de empreendedorismo que apoiou mulheres e reduziu desigualdades

No Brasil, onde o contingente de mulheres empreendedoras ultrapassa a marca de 30 milhões de pessoas, segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), esta força de trabalho representa uma esperança para que as famílias possam ter o mínimo de sustentabilidade financeira, principalmente neste contexto de recuperação econômica após o auge da pandemia de covid-19.

A partir dessa conjuntura, surgiu o projeto “Empoderamento Econômico de Mulheres Vítimas de Acidentes com Escalpelamento no Norte do Brasil”, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS).

A iniciativa concretizou-se na realização de um curso focado no apoio à geração de renda por meio do empreendedorismo, fortalecendo as competências socioemocionais e técnicas das participantes. Trabalhar com essa população significa atuar no combate a múltiplas desigualdades inter-relacionadas: localidade, raça, gênero, situação financeira, infraestrutura, dentre outros.

A partir da abordagem da gestão pública justa e equitativa, o UNOPS contribui com a efetividade de políticas, com a ampliação do acesso à justiça e com a promoção da integridade. O empoderamento econômico quebra as barreiras e as limitações individuais, permitindo o acesso direto ao trabalho decente.

De modo geral, são muitas as dificuldades. A começar pelas informações referentes a este grupo. Dados e estimativas inexatas sobre o número de vítimas, bem como sobre onde estão e a situação de vulnerabilidade real, muitas vezes, as deixam invisíveis às políticas públicas tradicionais.

Pesquisa e diagnóstico

Para iniciar nossa proposta, devido à escassez de dados sistematizados sobre as mulheres vítimas de acidentes por escalpelamento, tivemos a participação do Instituto Glória na elaboração de amplo diagnóstico para compreender a melhor estratégia de projeto.

O perfil das mulheres que participaram do diagnóstico nos deu uma percepção inicial da situação. De um total de 100 mulheres mapeadas, 42 participaram do diagnóstico. Da amostra, quase 80% têm entre 18 e 45 anos, majoritariamente pardas (68%), alfabetizadas (92%), das quais 61% possuem escolaridade entre ensino médio e graduação. A maior parte vive nos estados do Pará e do Amapá (há casos relatados no Amazonas), sendo que mais de 70% não vivem em zona urbana.

A renda média per capita das famílias, considerada pelos índices estabelecidos para o Brasil pelo Banco Mundial como abaixo da linha da pobreza, é de R$ 456,80. Sabe-se que os casos registrados de acidentes têm como principais vítimas as meninas, que sofrem o acidente antes dos 18 anos. Para 45% das respondentes, os acidentes ocorreram em embarcações artesanais e 60% das embarcações são familiares.

Devido às consequências físicas e emocionais causadas pelo acidente, a maioria das vítimas de escalpelamento têm dificuldade de inserção no mercado de trabalho. Por exemplo, a pesquisa revelou que as dores de cabeça e a exposição ao calor e ao sol correspondem às maiores sequelas para 53,19% das entrevistadas.

Contudo, a partir de um estudo inicial realizado pelo MPT, sabia-se que as mulheres tinham interesse em empreender. Desse modo, criamos o curso com o objetivo de desenvolver atividades que fomentam o empoderamento pessoal e econômico.

Empreendedorismo feminino

O processo de formação foi conduzido em parceria com a Rede Mulher Empreendedora e executado online, por WhatsApp, devido às restrições de conectividade (internet) e tempo disponível para atividades síncronas ou presenciais (impedidas pela pandemia). A metodologia criada especialmente para essas mulheres foi fundamental: simples, acessível e flexível (horários, linguagem, entre outros). Respeitamos as limitações físicas e do dia a dia das mulheres para que elas pudessem chegar ao final do curso.

As limitações de infraestrutura (acesso à internet, celular ou energia) impactaram sobremaneira e geraram ausências ou desistências. Ao todo, 24 mulheres terminaram o processo. “O curso resgatou minha força de transformar sonhos em realidade...”, disse uma participante. São sonhos que saem do papel: venda de joias, processamento de açaí, fotografia, roupas e outros mais. São oportunidades ofertadas àquelas mulheres isoladas no Norte, distantes de soluções que possam transformar suas realidades.

Resultados

Apesar das dificuldades e do número reduzido de alunas que terminaram a formação, a iniciativa foi bem-sucedida em vários aspectos. Primeiramente, para trazer dados sistematizados, o que nos permite iniciar uma base sobre os acidentes e sobre as vítimas. Conhecer as vítimas, as situações do acidente, as necessidades individuais e familiares, nos permite criar outras iniciativas de fomento a atividades econômicas e oportunidades de geração de renda. E o mais importante: hoje essas mulheres estão ligadas em rede autônoma de apoio mútuo.

Com altos índices de desemprego e economia instável, o empreendedorismo feminino torna-se uma estratégia importante para o desenvolvimento econômico no País, e é uma luz no caminho dessas mulheres. Todavia, não podemos deixar de mirar na redução de outras desigualdades, cuja solução pode estar em nossas mãos: ampliar a conectividade das regiões remotas no Brasil; criar redes de atendimento médico e psicológico para as vítimas; ampliar as redes de apoio (organizações sociais ou grupos de pares); ampliar campanhas de conscientização e redução de riscos de acidente; dentre outras ações.

Em um país tão continental e variado, sempre há necessidade de lançar novos olhares para velhas desigualdades.

Este artigo compõe uma série de outras publicações que serão divulgadas no site e nas redes sociais da MIT Sloan Review Brasil ao longo deste mês, até dezembro, em celebração ao Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro e Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, que será celebrado no próximo dia 25. O primeiro artigo da série destacou o trabalho de cinco empreendedoras brasileiras de destaque no setor de tecnologia.

Compartilhar:

Autoria

Claudia Valenzuela e Cristina Castro-Lucas

Claudia Valenzuela é diretora e representante do UNOPS no Brasil. Cristina Castro-Lucas é fundadora e CEO do Instituto Gloria.

Artigos relacionados

Imagem de capa O que o "dinheiro inteligente" diz sobre CEOs negros

Diversidade e inclusão

22 Março | 2024

O que o "dinheiro inteligente" diz sobre CEOs negros

Nos EUA, investidores institucionais já respondem mais positivamente à nomeação de CEOs negros do que o mercado de ações mais amplo e até aumentam suas posições acionárias. Será que isso será realidade um dia no Brasil?

Curtis L. Wesley II, Hermann A. Ndofor, Enrica N. Ruggs e Derek R. Avery

7 min de leitura

Imagem de capa Nudges pró-diversidadeAssinante

Diversidade e inclusão

01 Fevereiro | 2024

Nudges pró-diversidade

Pesquisas mostram que, para alterações mais profundas no ambiente de trabalho, times que optam por começar pelo treinamento individual antes do coletivo têm melhores resultados

Paola Cecchi Dimeglio
Imagem de capa Identidade empreendedora: um superpoder ou um calcanhar-de-aquiles?

Empreendedorismo

16 Novembro | 2023

Identidade empreendedora: um superpoder ou um calcanhar-de-aquiles?

Líderes organizacionais precisam observar e atualizar a maneira pela qual se posicionam a cada fase que a empresa se encontra, para que consigam transformar o poder gerador da identidade empreendedora em fonte de motivação, persistência e inovação

Eliana Crosina, Miruna Radu-Lefebvre, Vincent Lefebvre, Ulla Hytti e Alisa Jno-Charles

6 min de leitura