fb

Tecnologia e inovação

3 min de leitura

ExplAIned - Um guia para executivos

A IA pode simplesmente ser a maior revolução tecnológica já vista no mundo. O objetivo deste guia é ajudar você a entender as capacidades revolucionárias e os impactos econômicos da IA.

Ray Eitel-Porter e Dra. Athina Kanioura

12 de Setembro

Compartilhar:
Artigo ExplAIned - Um guia para executivos

Hoje, todos estão falando de inteligência artificial (IA na sigla em português ou AI, para quem prefere manter a sigla em inglês). Todos comentam sobre como ela mudará as formas de conduzir os negócios e de viver daqui para frente.

Na verdade, ela promete ser a maior revolução tecnológica que o mundo já viu. É um fator completamente novo de produção, capaz de impulsionar o crescimento dos negócios, aumentando o conhecimento humano natural, levando a automação a novos lugares e difundindo a inovação por toda a sociedade.

Em sua esteira, ela está criando um cenário de pesquisa e investimentos competitivo, em ritmo acelerado e em constante mudança. O investimento privado está crescendo, à medida que as empresas continuam ampliando e industrializando suas aplicações da IA. Uma nova legião de empresas voltadas a IA está entrando no mercado, mudando o cenário competitivo para as empresas já estabelecidas. E até três quartos dos executivos dizem que algum tipo de IA será efetivamente implantada em sua organização nos próximos três anos.

Isso está acontecendo porque as tecnologias de IA estão finalmente chegando ao mainstream. Graças ao efeito combinatório dos níveis sem precedentes das atuais inovações tecnológicas em tantos campos diferentes, os aplicativos de IA de hoje podem fazer uso de processamento em nuvem praticamente ilimitado, chips customizados exponencialmente mais rápidos e níveis cada vez maiores de eficiência computacional.

O ritmo acelerado das mudanças coloca um novo ônus sobre os executivos. Você tem ideia do que é IA, do que ela é capaz e das questões éticas que ela levanta? Você entendeu as reais implicações revolucionárias que ela traz para o seu negócio, seu setor - e para a sociedade em que você vive?

Este guia vai ajudar a responder a todas essas perguntas e muito mais.

Uma constelação de tecnologias

A IA, como a conhecemos, não é em si uma tecnologia.

Na verdade, trata-se de um conjunto de tecnologias diferentes, cada qual evoluindo rapidamente ao longo de sua própria curva-S. Quando elas se juntam, elas permitem que uma máquina sinta, compreenda, aja e aprenda com o que parece ser um nível humano de inteligência.

Usando a IA de forma responsável

Os benefícios da IA não são isentos de riscos. Qual inovação é isenta de riscos?

Por isso, vale a pena começar uma jornada de IA com uma visão clara de quais são os riscos para uma empresa. Logo de início, quatro riscos devem ser considerados:

  • Confiança. Como demonstrar que a IA é responsável, ética e segura de usar? Como evitar que vieses inconscientes sejam incorporados desde o início?

  • Responsabilização. O que acontece quando a IA comete um erro - ou até infringe a lei? Quem seria legalmente responsabilizado?

  • Segurança. Como evitar a manipulação não autorizada ou mal intencionada da IA?

  • Controle. O que acontece quando uma máquina assume o controle sobre um processo? De que forma um ser humano conseguiria reassumir caso necessário?

Confiança e transparência são fundamentais para mitigar esses riscos. Quase três quartos dos executivos nos disseram que suas organizações buscam ganhar confiança e credibilidade junto ao cliente mantendo transparência em suas decisões e ações baseadas na IA.

Entenda a IA e todas suas possibilidades 

Este guia foi desenvolvido para dar aos nossos clientes uma noção clara de IA, suas tecnologias subjacentes, suas capacidades de mudança de jogo e suas implicações potencialmente revolucionárias. À medida que continua a ganhar massa crítica, vai mudar para sempre a forma como trabalhamos e vivemos. A principal lição? A IA está aqui. É real. E é hora de sentar, tomar conhecimento e aproveitar.

Se você lê inglês, saiba mais sobre inteligência artificial aqui.
E acesse aqui, também em inglês, o guia completo de IA para executivos.

Compartilhar:

Autoria

Ray Eitel-Porter e Dra. Athina Kanioura

Ray Eitel-Porter: Diretor executivo - Accenture Digital, head de Inteligência Aplicada, Reino Unido e Irlanda. Ele comanda a aliança da Accenture com o The Alan Turing Institute e preside a Força Tarefa do governo sobre Habilidades de Dados. / Dra. Athina Kanioura - Diretora de Analytics e Lead Global - Inteligência Aplicada. Ela lidera uma organização global que aplica tecnologias de analytics, automação e inteligência artificial para resolver problemas urgentes de clientes.

Artigos relacionados

Imagem de capa Aceite as limitações dos LLMsAssinante

Tecnologia e inovação

19 Dezembro | 2023

Aceite as limitações dos LLMs

Superestimar a capacidade dos grandes modelos de linguagem, como o ChatGPT, pode levar a resultados pouco confiáveis. Para lidar melhor com eles, é importante entender primeiro como funcionam

Mikhail Burtsev, Martin Reeves e Adam Job
Imagem de capa Open source contra os hackers da IA generativaAssinante

Tecnologia e inovação

19 Dezembro | 2023

Open source contra os hackers da IA generativa

A contratação de serviços de inteligência artificial pode expor seus dados e deixar sua empresa nas mãos das big techs. Mas existem alternativas. Estamos vivendo o início de uma fase semelhante à que deu origem ao Linux nos anos 1990, quando desenvolvedores do mundo todo se dedicaram a enfrentar os desafios da nova tecnologia com soluções de código aberto, disponíveis para todos – e veja cinco modos de administrar os respectivos

Aron Culotta e Nicholas Mattei
Imagem de capa Como aplicar IA generativa na inovação corporativaAssinante

Tecnologia e inovação

17 Dezembro | 2023

Como aplicar IA generativa na inovação corporativa

A nova tecnologia pode trazer eficiência e criatividade para a inovação em grandes empresas. Uma pesquisa recente mostra a realidade brasileira, os estágios de adoção em diversos setores, as oportunidades no horizonte e as barreiras de adoção

Maximiliano Carlomagno e Felipe Scherer
Imagem de capa Gestão pública 4.0: tecnologia para atender as demandas dos cidadãos

Tecnologia e inovação

15 Novembro | 2023

Gestão pública 4.0: tecnologia para atender as demandas dos cidadãos

A transformação digital pode ajudar na revolução da gestão municipal, melhorando a eficiência das instituições e fortalecendo a participação cidadã e a prestação de serviços mais ágeis, a partir dos aplicativos governamentais multiplataformas

Ana Debiazi e Aryana Valcanaia

2 min de leitura