fb

4 min de leitura

A pandemia, os “wicked problems” e o design

Muitos gestores não prestavam atenção aos chamados “problemas perversos”, ou “mal postos”, focando só os “problemas domados”, “bem-postos”. Isso, até a pandemia. Agora, eles revisam suas premissas e, por conta disso, espera-se ver nas organizações a ascensão dos designers, os profissionais mais aptos a lidar com isso

H.D. Mabuse

26 de Junho

Compartilhar:
Artigo A pandemia, os “wicked problems” e o design

Quando falamos em inovação e em gestão, existe sempre um aparente paradoxo: ao mesmo tempo que é clara a necessidade de inovar para aumentar a competitividade, se entende que o gerenciamento dessa mesma inovação será tão complexo e custoso quanto o nível de disrupção adotado no processo.

Nesse sentido, se compreendemos que o resultado da inovação se categoriza no modo de uma escala (do incremental ao disruptivo) e o gerenciamento de instituições sempre tem como princípio uma racionalidade econômica em busca do menor custo, é compreensível que em várias empresas os processos inovativos sejam mais aplicados em sua forma incremental. Até mesmo que se busque a construção de um discurso que privilegie novas modalidades de otimização e eficiência na produção industrial, numa abordagem muito semelhante às noções mais “seguras" dentro do Pós-fordismo.

Se, no mercado, um ambiente por mais fluido e volátil que seja ainda é controlado, se discute como podemos dar passos cautelosos para uma inovação sustentada. Às vezes, a Realidade (com R maiúsculo) se impõe de formas bruscas, que nos jogam fora dessa zona de conforto gerencial. É assim com a crise climática, apesar dos eventuais negacionistas e, principalmente, foi assim com a chegada do Coronavírus.

Por meio de uma mudança anteriormente inconcebível nas nossas vidas enquanto indivíduos (isolamento forçado, mudanças de hábitos radicais…) e transformações nas empresas que, até recentemente, seriam impensáveis (mudanças em massa para home-office, pivotagem de modelos de negócios até então “seguros”), chegamos a esta nova realidade que deixa claro que o mundo não será mais o mesmo no pós-Covid-19.

Se ações foram tomadas pensando em sobrevivência nesse momento de instabilidade, também se torna necessária a reflexão de como lidar com fenômenos assim, de extrema complexidade e imprevisibilidade, que venham a acontecer no futuro.

Um dos modos de se preparar é entender o que chamamos acima de Real (com o R maiúsculo) como um elemento dentro da nossa realidade que é tão estranho ao nosso dia-a-dia que faz com que essa realidade não faça sentido para nós, logo, ela é evitada e nos passa despercebida. 

Se, em conjunto com a computação, usamos de biologia e epidemiologia para prever e tratar novas pandemias, é com o design e por meio desse conceito de Real, tomado emprestado da psicanálise, que tratamos das possíveis novas emergências que estão por vir, para além das pandemias.

Na história do design, a definição desse tipo de problema - que nos escapa da realidade de tão complexos - é conhecido pelo termo "Wicked Problems". Essa grande categoria, criada pela necessidade de entender a natureza dos problemas que levam ao fracasso de iniciativas importantes para a sociedade, é designada no termo em inglês traduzido livremente como "problemas perversos” ou problemas mal-postos em contraponto aos "problemas domados", até então tratados pelas ciências.

Tais problemas domados se entendem como problemas bem definidos. Bons exemplos são a resolução de uma equação, a análise de uma nova estrutura molecular e o xeque-mate por um enxadrista em 5 movimentos.

Já os problemas mal-postos têm certas características, mapeadas no artigo seminal Dilemmas in a general theory of planning, de Rittel e Webber, publicado em 1973. Eles apontam como em vários casos algumas dessas características que se repetem:

A. Não existe uma formulação definitiva para um problema mal-posto: para conhecer o problema é necessário mergulhar no contexto.

B. Problemas mal-postos não têm regra de parada. A definição de um fim para a atividade não está ligada a uma lógica intrínseca ao problema, e sim a questões externas a ele.

C. Os julgamentos de soluções para problemas mal-postos estão relacionados com juízos de valor, não com julgamentos de fatos.

D. Por terem uma estrutura de causa-consequência significativamente dinâmica, não existe um teste imediato e definitivo para a solução de um problema mal-posto.

E.**Toda solução para um problema mal-posto é uma “operação única”, porque não há oportunidade de aprender por tentativa e erro – e cada tentativa conta significativamente.**

F.   Problemas mal-postos não têm um conjunto enumerável (ou explicável) de possíveis soluções.

G. Todo problema mal-posto é essencialmente único, não há o conceito de "classes" de problemas mal-postos.

H. Todo problema mal-posto pode ser considerado um sintoma de outro problema.

I. A existência de uma discrepância representando um problema mal-posto pode ser explicada de várias maneiras. A escolha da explicação determina a natureza da solução do problema.

J. As consequências das decisões tomadas são de responsabilidade da equipe que conduz os projetos: o designer não tem o direito de estar errado.

As reflexões sobre essa nova classe de problemas, iniciadas por Rittel e Webber, foram revisitadas e atualizadas por Buchanan e Burge e McCall, entre muitos outros. Vários desses pesquisadores apontam a demanda para sua solução de uma gestão que apresente uma abordagem profissional, demandando uma visão de "rede" no lugar de "caixas".

Em meio a esse cenário, ocorre uma expansão da atuação dos designers nesse papel de gestão de times de inovação. Tendo como diferencial em seu perfil a capacidade de aprender com outras disciplinas e atuar como articulador de conhecimentos e atividades em equipes multidisciplinares, buscam a partir de novos olhares, a construção de uma inovação disruptiva, totalmente voltada para o Real. Portanto, para enfrentar os problemas mal-postos de hoje e do futuro, um bom caminho é começar a fortalecer o papel dos designers dentro das organizações.

Crédito da imagem: Shutterstock

Compartilhar:

Autoria

H.D. Mabuse

H.D. Mabuse é consultor e pesquisador do CESAR Instituto de Inovação e professor de filosofia do design no mestrado e graduação em design da CESAR School. Trabalha desde 1990 com colaboração, comportamentos emergentes e remix de várias linguagens nas áreas das artes visuais, design, música e filosofia. Nos últimos anos tem mergulhado no universo do design aplicado à saúde.

Artigos relacionados

Imagem de capa Sete impactos dos novos relatórios de sustentabilidade para os negócios

Artigo Xtended

29 Março | 2024

Sete impactos dos novos relatórios de sustentabilidade para os negócios

Na esteira das regulações internacionais, a CVM publicou uma resolução que trata da elaboração e divulgação do relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade. Por enquanto, é algo voluntário. Saiba como se preparar

Claudinei Elias

5 min de leitura

Imagem de capa Ventriloquismo, automação e além

Quiz

28 Março | 2024

Ventriloquismo, automação e além

Confira os destaques da Review nº22

Adriana Salles Gomes

2 min de leitura

Imagem de capa Cultura se constrói no meio da pirâmideAssinante

28 Março | 2024

Cultura se constrói no meio da pirâmide

Líderes de nível médio são fundamentais para promover uma cultura organizacional saudável e vibrante. Um estudo com 120 desses profissionais mostra quais atitudes funcionam para conectar os valores difundidos pela alta gestão e o RH àquilo que de fato acontece no dia a dia da empresa

Spencer Harrison e Kristie Rogers
Imagem de capa Um wrap-up da sua leitura da Review nº 22Assinante

28 Março | 2024

Um wrap-up da sua leitura da Review nº 22

Mais que um quiz, uma jornada interativa pelos principais pontos discutidos nesta edição

Redação MIT Sloan Management Review Brasil
Imagem de capa Plataformas corporativas não são redes sociaisAssinante

Liderança, time e cultura

28 Março | 2024

Plataformas corporativas não são redes sociais

Do palco digital para autopromoção a ambiente de compartilhamento ativo de conhecimento. Pesquisa propõe abordagem alternativa para avaliar comportamento dos usuários e construir plataforma corporativa verdadeiramente dinâmica

Burcu Bulgurcu, Wietske Van Osch e Gerald C. Kane
Imagem de capa Você é um ventríloquo gerencial ou tem voz própria?Assinante

Liderança, time e cultura

28 Março | 2024

Você é um ventríloquo gerencial ou tem voz própria?

Transmitir mensagens e atribuí-las a superiores é comum. Mas gestores que abusam de frases como “o chefe quer assim” ou "o board decidiu" minam sua autoridade. Estudo inédito traz recomendações para driblar armadilhas e desenvolver habilidades para tornar o ventriloquismo um aliado

David Hollis e Alex Wright