fb

Inteligência Artificial

4 min de leitura

Por que a IA não vai substituir os humanos

A colaboração entre humanos e sistemas de inteligência artificial tende a ser a abordagem mais bem-sucedida do futuro, no qual a IA atuará como ferramenta poderosa para ampliar as capacidades humanas

Colunista Luís Rasquilha

Luís Rasquilha

09 de Fevereiro

Compartilhar:
Artigo Por que a IA não vai substituir os humanos

Não restam dúvidas de que a inteligência artificial (IA) é um dos temas do momento em todos os círculos - acadêmicos, empresariais, familiares, de amigos, entre outros. Mas, afinal, do que se trata a IA?

IA é um campo da ciência da computação que foca no desenvolvimento de máquinas capazes de realizar tarefas que, normalmente, exigiriam inteligência humana. Seu objetivo fundamental é criar sistemas que possam aprender, raciocinar, resolver problemas e tomar decisões de forma autônoma, sem a necessidade de programação explícita para cada ação.

A ideia de IA remonta a várias décadas, mas os avanços tecnológicos significativos das últimas décadas e, com mais intensidade, dos últimos anos têm permitido um crescimento exponencial nesse campo. A capacidade de processamento computacional mais poderosa, a disponibilidade de grandes volumes de dados e o desenvolvimento de algoritmos avançados são alguns dos fatores que impulsionaram o progresso da IA.

Até onde a IA pode chegar

A IA é uma tecnologia poderosa e disruptiva, o que significa que ela tem potencial de impactar profundamente vários aspectos da sociedade, dos mercados, dos negócios, das economias e, principalmente, das nossas vidas.

Essa natureza disruptiva é uma das principais razões pelas quais a IA é cercada por polêmicas e debates, gerando dúvidas, incertezas e, até mesmo, resistências de todos os ângulos. Pairam no ar diversas questões éticas e preocupações sobre privacidade, desigualdade social, desemprego e a possibilidade de que ela possa ultrapassar o controle humano.

Mas, embora a IA seja uma tecnologia poderosa e em constante evolução, existem várias razões pelas quais é improvável que ela substitua completamente os seres humanos. Seguem algumas delas:

• Criatividade e intuição: os seres humanos são dotados de criatividade, intuição e emoções, que atualmente não podem ser replicadas por máquinas. Essas características humanas são essenciais em muitas áreas, como arte, música, escrita e solução de problemas complexos.

• Empatia e compaixão: ambos são traços humanos que desempenham papel fundamental em cuidados de saúde, apoio emocional e interações sociais significativas. Mesmo que a IA possa ser programada para simular respostas empáticas, ela ainda não possui verdadeira compreensão emocional.

• Adaptação a novas situações: os humanos têm a capacidade de se adaptar a novas circunstâncias e aprendem com experiências variadas. Embora a IA possa ser treinada para tarefas específicas, ela tende a ser limitada em sua capacidade de se ajustar a situações imprevistas ou não programadas.

• Ética e valores: as decisões éticas e a definição de valores são intrinsecamente humanas. A IA pode ser programada para seguir certos padrões éticos, mas a compreensão da complexidade moral e ética é exclusiva dos seres humanos.

• Interação social e empatia: ainda que a IA simule a interação social em certa medida, os relacionamentos humanos genuínos envolvem uma compreensão profunda das emoções, linguagem corporal e nuances sociais.

• Consciência e autoconhecimento: a IA atualmente não possui consciência ou autoconsciência. Os humanos têm uma compreensão de si mesmos, emoções e pensamentos que ainda não podem ser replicados por sistemas de IA.

• Propósito e sentido de vida: enquanto os humanos têm aspirações, metas e um senso de propósito que orientam suas ações e decisões, a IA é projetada para cumprir objetivos específicos estabelecidos por seus criadores.

IA para colaborar com o humano

Apesar de suas limitações em relação a aspectos humanos complexos, a IA certamente terá um impacto significativo em várias áreas e pode complementar o trabalho humano, aumentando a eficiência e a precisão em muitas tarefas através da sua enorme capacidade de execução, repetição e geração de informação.

É provável que a colaboração entre humanos e sistemas de inteligência artificial seja a abordagem mais bem-sucedida no futuro, no qual a IA atuará como ferramenta poderosa para ampliar as capacidades humanas, em vez de substituí-las completamente. A essa abordagem chamamos de "humanismo digital".

Ao mesmo tempo, podemos afirmar - sem sombra de dúvida - que o ser humano nunca teve tanta informação disponível para se atualizar e manter um escopo regular de desenvolvimento de competências como agora. Não a fim de ser um autômato, mas de ser um pensador.

Pela primeira vez na história, o futuro do ser humano é ser, de fato, humano. Apesar de termos sido treinados num contexto taylorista e nos tornado “máquinas de repetição”, se soubermos usar a IA a nosso favor, sabendo o que perguntar, desenvolvendo um espírito critico ao que ela gera e conseguindo adicionar valor aos seus outputs, dificilmente seremos dominados pelas máquinas, como algumas teorias suscitam.

A IA não vai substituir os humanos que souberem utilizá-la como sua assistente. Já os outros...

Compartilhar:

Colunista

Colunista Luís Rasquilha

Luís Rasquilha

CEO da Inova TrendsInnovation Ecosystem e professor da Fundação Dom Cabral (FDC), Hospital Albert Einstein e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP).

Artigos relacionados

Imagem de capa AI Act: como o pioneirismo da UE impacta a regulação da IA no Brasil

Inteligência Artificial

19 Março | 2024

AI Act: como o pioneirismo da UE impacta a regulação da IA no Brasil

Com nova legislação sobre IA, UE visa assegurar sua abrangência e mitigar eventual defasagem do texto legal diante do rápido e constante desenvolvimento tecnológico

Giulia de Lima Cebrian e André Giacchetta

5 min de leitura

Imagem de capa IA generativa nas organizações: um novo paradigma na interação humanos-máquinas

Inteligência Artificial

08 Fevereiro | 2024

IA generativa nas organizações: um novo paradigma na interação humanos-máquinas

Na medida em que a IA generativa entra no cotidiano das empresas, torna-se essencial a criação de políticas e diretrizes de uso responsável da tecnologia

Luis Quiles

4 min de leitura