fb

Experiência do consumidor

5 min de leitura

Por que a personalização é importante para a privacidade do consumidor

Uma pesquisa recente mostra que benefícios personalizados podem ajudar empresas a lidar com preocupações sobre a privacidade de dados dos consumidores

Phyllis Rothschild, Julien Boudet e Gadi BenMark

10 de Novembro

Compartilhar:
Artigo Por que a personalização é importante para a privacidade do consumidor

Dados do usuário fornecem às empresas ricas oportunidades para criar experiências personalizadas e adaptar seus serviços às necessidades do cliente. Ao mesmo tempo, casos de abuso de uso de dados de consumidores levantaram preocupações sobre como as empresas podem encontrar o equilíbrio certo entre personalização e privacidade.

Para ajudar negócios a tomarem melhores decisões sobre essa questão, a consultoria McKinsey realizou uma pesquisa a respeito do ponto de vista dos consumidores sobre os benefícios da personalização, o rastreamento feito pelas marcas de suas atividades e as vantagens e desvantagens entre os dois. O levantamento foi composto por 1.012 consumidores dos Estados Unidos, entre 18 e 70 anos, que realizam compras online.

Em geral, as pessoas estão preocupadas com as marcas que rastreiam suas atividades, mas o nível de preocupação varia de acordo com o tipo de atividade. Cerca de 40% indicam que não estão tão preocupados com o consumo de conteúdo, compras, pesquisas online e até mesmo o uso de pulseiras opcionais (como Fitbits) sendo rastreados e capturados. O uso de machine learning e análises avançadas capazes de “hackear o consumidor” rastreando o consumo de conteúdo digital e o comportamento de busca não parece levar ao aumento da ansiedade do cliente.

O nível de preocupação aumenta, no entanto, com atividades que muitas vezes são consideradas mais intrusivas. Isso inclui algoritmos com acesso de texto completo a e-mails, uso de reconhecimento facial em lojas físicas e dispositivos de reconhecimento de voz ouvindo enquanto conectados em residências.

Como os benefícios percebidos e os dados demográficos afetam as preocupações com a privacidade

À medida que os benefícios da personalização se tornam mais atraentes para os consumidores pesquisados, o nível de preocupação com a privacidade diminui. Por exemplo, receber preços individualizados na forma de descontos para um produto ou serviço que os consumidores realmente queriam estava entre os benefícios mais citados, sendo que 57% dos entrevistados expressaram entusiasmo ao saber que o uso de seus dados poderia retornar em uma estratégia como essa.

Em segundo lugar, para 55%, estava o benefício de receber um produto ou serviço gratuito que os consumidores queriam, mas achavam que era muito indulgente ou que não era prioridade. Curiosamente, receber serviços de concierge dedicados e aconselhamento personalizado ficou no final da lista de benefícios do cliente (menos de 25%).

Idade

No entanto, a preocupação com as práticas de dados aumenta com a idade, enquanto o entusiasmo com os benefícios gratuitos diminui. Cerca de 65% dos menores de 24 anos não estão preocupados com as empresas analisando seus padrões de compra em comparação com 30% dos maiores de 65 anos. Da mesma forma, para os consumidores mais jovens, quanto melhor o benefício, menos preocupados com a privacidade em comparação com outras faixas etárias.

Educação

Os níveis de renda não parecem afetar a relação benefício-privacidade em relação à privacidade, mas a educação, sim. Para a parcela menos instruída (indivíduos que não concluíram o ensino médio), as preocupações com a privacidade caem 20% para os benefícios personalizados que eles mais valorizam – incluindo entradas de sorteio para produtos muito caros (por exemplo, um carro) e experiências indulgentes (por exemplo, conhecer uma celebridade) – quando comparado com benefícios menos valorizados, como conselhos personalizados sobre como administrar dinheiro.

A relação benefício-privacidade torna-se menos clara à medida que os níveis de educação aumentam, mas até certo ponto. Essa tendência, porém, não se estende aos mais instruídos (aqueles com pós-graduação), que mostram menos preocupação com a privacidade e mais entusiasmo com benefícios personalizados do que a parcela com formação universitária sem diplomas avançados.

Geografia

A geografia também desempenha um papel importante nessa equação. Em geral, os habitantes urbanos estão mais empolgados com os benefícios personalizados e menos preocupados com a privacidade do que aqueles em ambientes rurais. Embora as razões para isso não sejam totalmente claras, existem algumas teorias que explicam os porquês: (1) os moradores urbanos são consumidores mais frequentes de mídia e, portanto, estão mais acostumados a rastrear tecnologias em geral; e (2) em muitas cidades há mais câmeras em uso e os consumidores estão se acostumando mais com elas.

Gênero

Sobre gênero, a única observação trazida pela pesquisa diz respeito às mulheres, geralmente estão mais empolgadas do que os homens com produtos e serviços indulgentes e com descontos individualizados para produtos ou serviços que realmente desejam. Outro fator relevante: o tempo gasto nas redes sociais. Os dados do levantamento revelaram que quanto mais as pessoas usam as mídias sociais, menores tendem a ser seus níveis de preocupação.

As implicações para empresas e marcas são duplas quando se trata de conquistar a fidelidade do cliente e mitigar as preocupações com a privacidade:

  1. Entenda os detalhes das preferências de seus consumidores. As empresas precisam analisar as preferências do consumidor para desenvolver uma compreensão clara do que mais beneficia cada valor demográfico. Ao entregar esses benefícios por meio de ofertas personalizadas, as empresas podem mitigar algumas das preocupações com a privacidade dos dados do consumidor. Isso exige que as empresas invistam em pesquisas profundas sobre seu consumidor, testes contínuos da eficácia das ofertas e análises avançadas para fornecer níveis mais profundos de insights.
  2. Comunicar e educar consumidores sobre o vínculo entre a coleta de dados e a personalização. As empresas que fazem isso melhor se concentram na comunicação em termos simples, definindo claramente os benefícios e sendo transparentes sobre os tipos de dados coletados e como eles são protegidos. Eles geralmente comunicam essas informações no onboarding ou no ato da inscrição do usuário em tal site ou plataforma. As melhores práticas de hoje tendem a estar no setor financeiro, onde os dados do cliente são sensíveis por natureza e a necessidade de confiança e transparência é fundamental.

O debate sobre privacidade está longe de terminar. Contudo, ao entender o que as pessoas realmente valorizam, as empresas podem fazer mais para criar confiança com seus clientes.

Compartilhar:

Autoria

Phyllis Rothschild, Julien Boudet e Gadi BenMark

Phyllis Rothschild é sócia do escritório da McKinsey em Boston, líder na prática de marketing e vendas ao consumidor global e colidera a linha de serviço de fidelidade. Julien Boudet é sócio do escritório da McKinsey em Los Angeles e é o líder norte-americano da linha de serviços de marketing. Gadi BenMark é sócio-associado do escritório da McKinsey em Nova York e especialista em marketing digital e personalização

Artigos relacionados

Imagem de capa Faça bom uso da inteligência artificial para melhorar a experiência do cliente

Experiência do consumidor

20 Outubro | 2023

Faça bom uso da inteligência artificial para melhorar a experiência do cliente

A tendência é que o mercado de varejo e consumo passe por um processo da colisão de tecnologias. O atendimento personalizado construído com a IA ainda não é capaz de abranger todas as necessidades dos consumidores, mas já vem fazendo a diferença em muitos ambientes de negócios

Norberto Tomasini

3 min de leitura

Imagem de capa Personalização: a grande tendência em CX na América Latina em 2023

Experiência do consumidor

29 Junho | 2023

Personalização: a grande tendência em CX na América Latina em 2023

Estudo conduzido pela MIT SMR Connections a pedido do SAS, lançado recentemente, traz insights únicos sobre os obstáculos que as empresas latinas enfrentam em experiência do cliente e possíveis direções a seguir

Simone Bervig

5 min de leitura

Imagem de capa Tem alguém pensando na experiência do cliente com o jurídico?

Experiência do consumidor

20 Março | 2023

Tem alguém pensando na experiência do cliente com o jurídico?

Se ainda não tem, é melhor começar. O legal customer experience está ganhando visibilidade e se tornando relevante em organizações de todo o mundo

Katsuren Machado

4 min de leitura

Imagem de capa Por que a personalização é importante para a privacidade do consumidor

Experiência do consumidor

10 Novembro | 2022

Por que a personalização é importante para a privacidade do consumidor

Uma pesquisa recente mostra que benefícios personalizados podem ajudar empresas a lidar com preocupações sobre a privacidade de dados dos consumidores

Phyllis Rothschild, Julien Boudet e Gadi BenMark

5 min de leitura

Imagem de capa Crise acelera programas de descontos, mas clientes não querem só cashback

Experiência do consumidor

13 Setembro | 2022

Crise acelera programas de descontos, mas clientes não querem só cashback

Programas de fidelidade e incentivo são fatores decisórios para clientes, parceiros e colaboradores. Mas o fator emocional ainda tem peso

Julio Quaglia

4 min de leitura

Imagem de capa As estratégias vencedoras dos líderes globais de CX

Experiência do consumidor

14 Julho | 2022

As estratégias vencedoras dos líderes globais de CX

Empresas com customer experience exemplar continuam sendo uma raridade no mundo, mas descobrimos os fatores que alavancam retornos significativos e agregam valor a todo o ecossistema

Simone Bervig

4 min de leitura