fb

Tecnologia e inovação

4 min de leitura

Reinventando o atendimento com a IA

Clientes têm expectativas crescentes. Empresas precisam aumentar o escopo, o volume e a qualidade das interações no atendimento dessas expectativas. E é para resolver esse problema que entra a tecnologia

Paul Pierotti e Nina Fertacz

12 de Setembro

Compartilhar:
Artigo Reinventando o atendimento com a IA

A função de atendimento ao cliente está num ponto de inflexão. As empresas ainda se esforçam para atender às expectativas dos clientes num momento em que essas expectativas estão aumentando e multiplicando. Especificamente, as empresas estão descobrindo que:

  • As frustrações com atendimento ao cliente persistem

  • As expectativas líquidas são reais e estão em alta

  • O limite entre o físico e o digital cria mais pontos de contato

  • As formas tradicionais de trabalho não estão funcionando

Para atender às crescentes expectativas e competir de forma eficaz, as empresas precisam encontrar uma maneira de aumentar o escopo, o volume e a qualidade das interações no atendimento ao cliente.

O campo de batalha para atingir a superioridade já não é o domínio na categoria, e sim o engajamento do cliente.

O conflito entre qualidade e custo

Historicamente, os líderes de atendimento ao cliente têm se deparado com um conflito básico: como fornecer com qualidade um atendimento ao cliente da forma mais econômica possível.

Esse dilema fica ainda maior devido ao aumento do escopo e do investimento necessários para colocar o atendimento no centro dos negócios. As empresas precisam desenvolver uma abordagem inteiramente nova para o atendimento que reduz a curva de custos, enquanto adotam um número cada vez maior de oportunidades para engajar e satisfazer os clientes.

Elas precisam encontrar uma forma de reduzir os custos de atendimento e melhorar as experiências, oferecendo aos clientes tudo o que precisam, sempre que precisarem. Isso deve estar em seus canais de preferência, sem as decepções e as armadilhas dos atuais sistemas de atendimento.

O atendimento já não é um silo pós-compra

As empresas precisam repensar o papel e a função do atendimento ao cliente. O que antes era um recurso de suporte e resolução de problemas está se tornando um diferencial proativo e difundido.

Essa tendência aumentará com a proliferação de produtos inteligentes hiperconectados. É fundamental para o relacionamento da marca com o cliente - a ponte entre a promessa da marca e a experiência com a marca - e para o valor futuro que uma empresa pode esperar obter de um cliente engajado. Assim, está deixando de ser um centro de custo para se tornar um gerador de negócios.

30% de custo pode ser reduzido quando as empresas abordam a mudança, tanto sistêmica quanto estrategicamente.

Engajamento mais inteligente com o cliente 

Os clientes que estão continuamente conectados à empresa esperam uma experiência “always-on, always-me” ("sempre ligada, sempre eu") que é alimentada pelo profundo conhecimento que a empresa tem do cliente e pelas amplas capacidades de atendimento.

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem sido usada no atendimento ao cliente para promover o autoatendimento e melhorar as eficiências internas. Contudo, ao adotar os mais novos recursos da IA - desde processamento de vídeo até aprendizado de máquina - as empresas podem reduzir custos e, ao mesmo tempo, proporcionar experiências integradas, aprimoradas e completas aos clientes.

As principais áreas de valor incluem:

  • Melhorar o atendimento automatizado ao mesmo tempo em que libera capital para investimento

  • Encantar os clientes e diferenciar-se dos concorrentes

  • Viabilizar o que há de melhor e mais holístico em engajamento do cliente que gera amor pela marca

Seguir a jornada para o engajamento inteligente do cliente requer uma combinação de recursos, desde design thinking e design de diálogos, até engenharia do conhecimento. Ao abordar as mudanças tanto de forma sistêmica quanto estratégica, as empresas podem esperar afetar significativamente as métricas de experiência do cliente e reduzir os custos em até 30%. Elas desenvolverão uma forte capacidade por toda a empresa para capacitar funcionários, satisfazer seus clientes, diferenciar-se da concorrência e gerar novo crescimento em seus negócios.

Em resumo:

  • Embora as marcas digitais estejam ampliando o seu alcance, muitas empresas lutam para atender às crescentes e cada vez mais complexas expectativas dos clientes.

  • À medida que o limite entre o físico e o digital cria mais pontos de contato, as empresas precisam aumentar o escopo, o volume e a qualidade do atendimento ao cliente, e ainda manter o controle sobre os custos.

  • Adotar novos recursos de inteligência artificial pode ajudar a reduzir os custos em 30%, melhorando a experiência total do cliente, gerado amor pela marca e impulsionando o crescimento.

Compartilhar:

Autoria

Paul Pierotti e Nina Fertacz

Paul Pierotti: Managing Director - Accenture Digital Irlanda / Nina Fertacz: Senior Manager - Accenture Applied Intelligence

Artigos relacionados

Imagem de capa Aceite as limitações dos LLMsAssinante

Tecnologia e inovação

19 Dezembro | 2023

Aceite as limitações dos LLMs

Superestimar a capacidade dos grandes modelos de linguagem, como o ChatGPT, pode levar a resultados pouco confiáveis. Para lidar melhor com eles, é importante entender primeiro como funcionam

Mikhail Burtsev, Martin Reeves e Adam Job
Imagem de capa Open source contra os hackers da IA generativaAssinante

Tecnologia e inovação

19 Dezembro | 2023

Open source contra os hackers da IA generativa

A contratação de serviços de inteligência artificial pode expor seus dados e deixar sua empresa nas mãos das big techs. Mas existem alternativas. Estamos vivendo o início de uma fase semelhante à que deu origem ao Linux nos anos 1990, quando desenvolvedores do mundo todo se dedicaram a enfrentar os desafios da nova tecnologia com soluções de código aberto, disponíveis para todos – e veja cinco modos de administrar os respectivos

Aron Culotta e Nicholas Mattei
Imagem de capa Como aplicar IA generativa na inovação corporativaAssinante

Tecnologia e inovação

17 Dezembro | 2023

Como aplicar IA generativa na inovação corporativa

A nova tecnologia pode trazer eficiência e criatividade para a inovação em grandes empresas. Uma pesquisa recente mostra a realidade brasileira, os estágios de adoção em diversos setores, as oportunidades no horizonte e as barreiras de adoção

Maximiliano Carlomagno e Felipe Scherer
Imagem de capa Gestão pública 4.0: tecnologia para atender as demandas dos cidadãos

Tecnologia e inovação

15 Novembro | 2023

Gestão pública 4.0: tecnologia para atender as demandas dos cidadãos

A transformação digital pode ajudar na revolução da gestão municipal, melhorando a eficiência das instituições e fortalecendo a participação cidadã e a prestação de serviços mais ágeis, a partir dos aplicativos governamentais multiplataformas

Ana Debiazi e Aryana Valcanaia

2 min de leitura