Muita gente faz de tudo para descomplicar a experiência digital dos clientes. Mas estudos mostram que, em vez disso, pode ser uma boa ideia apostar em deixar o processo um pouco mais lento. Sim, a desaceleração às vezes aumenta a satisfação do consumidor. Veja como
As empresas acreditam que devem projetar jornadas de compra com o mínimo possível de frustrações e inconvenientes. “O atrito mata a experiência do cliente” é um mantra nas convenções. Isso é defendido com mais veemência quando se trata de compras online, em que as pessoas são menos pacientes e têm períodosde atenção mais curtos, com outros afazeres digitais correndo ao mesmo tempo e outras abas abertas no navegador.
A maior parte da liderança empresarial prioriza a eliminação de atritos nessa “hora da verdade”, porque, além de querer simplificar a vida de clientes ansiosos, é sempre um risco dar a eles um momento extra para repensar suas decisões. Mas, como queremos mostrar, é justamente esse tempinho para a pessoa pensar se abre ou não a carteira que permite que surjam benefícios de longo prazo à empresa.