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Seja a sua melhor versão em 2020

“In the end it is not habits of compliance we seek to change it is habits of the heart.” Paul Freeman

Daniele Botaro
29 de julho de 2024
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Chegou a época do ano em que fazemos promessas e listas de desejos ou compromissos que queremos cumprir no ano que vai começar. Pode ser dieta, economizar dinheiro, trocar de emprego, aprender algo novo. Nessa onda, aproveito esse espaço para compartilhar algumas ideias simples de como ser um profissional e uma pessoa melhor em 2020.  

1. Pare de negar as diferenças

Aquele discurso de que na sua empresa vocês tratam todo mundo igual, não importa se é mulher ou homem, negro ou branco, azul ou amarelo… Nada pode ser menos inclusivo do que tratar todo mundo igual. A liderança inclusiva começa exatamente quando você conhece as pessoas do seu time e potencializa suas fortalezas. Conecte-se.

2. Tenha curiosidade genuína pelas pessoas

Não com o objetivo de fazer fofoca, mas com o objetivo de se integrar e aprender com outros pontos de vista. Tenha conversas abertas e transparentes e se conecte com as pessoas com diferentes experiências e backgrounds.

3. Faça o teste do pescoço

Isso é algo que você pode fazer em sua próxima reunião: olhe em volta e considere se o grupo que influencia suas decisões representa quem são seus clientes e reflete a diversidade da sociedade. Há uma grande chance de que seus clientes são uma mistura de sexos, raças e origens. Certifique-se de que todos estejam sentados à mesa.

4. Estude dados

Quando você tiver a oportunidade de compartilhar sua perspectiva, esteja preparado com os dados ou evidências que a sustentam. Sempre que as pessoas compartilham opiniões, há uma oportunidade de simplesmente compartilhar opiniões contrárias. Estar preparado com evidências de apoio reforçará sua opinião e aumentará a credibilidade de seus argumentos.

5. Apoie os grupos de diversidade na sua empresa e reconheça seus líderes

Muitas organizações têm grupos de diversidade ou afinidades, onde colaboradores com interesses e experiências semelhantes podem se reunir e trocar experiências. Muitos desses grupos são liderados por pessoas que o fazem além das suas responsabilidades de cargo ou função. Se você tem pessoas que estão fazendo isso, precisa incluir esse trabalho extra na descrição de seu cargo e reconhece-las por essa dedicação.

6. Faça sua reunião ser para todos

Comece assistindo a dinâmica da reunião: as vozes masculinas dominam? Com que frequência as integrantes da equipe feminina tomam a palavra? É mais provável que os homens tomem crédito por suas realizações e que as mulheres compartilhem mais crédito. Como líder, certifique-se de dar crédito às mulheres que o merecem. 

7. Use sabiamente as palavras

“O cara da tecnologia”, “opção sexual”, “pessoa normal ou pessoa com deficiência”, “Millenial mimado” ou “neguinho não faz nada certo” são expressões que devem ser abolidas do nosso dia a dia. Muitos de nós aprendemos essas expressões em casa ou até na escola, mas vivemos em um mundo em transformação e dentro dela, a linguagem é um fator muito importante para demonstrar respeito e compromisso. Use termos como “A pessoa da tecnologia”, “pessoa com e pessoa sem deficiência” e orientação sexual.

8. Aja quando algo acontecer

É cansativo policiar pequenos comentários e comportamentos, mas é importante construir um ambiente livre de assédio e bullying. É necessário que os homens façam isso por suas colegas quando ouvem comentários machistas, por exemplo. Um CTO que conheço adotou um grande hábito que quando presencia algo assim, puxa o colega para o lado e explica como isso pode parecer para uma mulher.

 Isso elimina o ônus da explicação por parte das mulheres, dá conselhos construtivos ao colega e coloca alguma pressão construtiva sobre o autor do comentário sobre a necessidade de agir de maneira diferente. Dê um bom exemplo e deixe claro que espera que outras pessoas façam o mesmo. E se você disser uma coisa estranha por engano? Simples: basta pedir desculpas, corrigir seu erro e seguir em frente.

9. Pare com as atividades Bro-friendly

Suas ações de team-building ou planejamento são divertidas para todos? Não é difícil descobrir – basta perguntar às mulheres e outros grupos minoritários, como LGBTQs e pais e mães. Se o happy hour do escritório pode entrar em conflito com os horários de buscar os filhos na escola, talvez seja melhor considerar outra opção. Outro ponto a pensar é que as mulheres têm diferentes considerações de segurança quando saem tarde da noite. Na dúvida, pergunte.

10. Não esconda seus sentimentos

As pessoas respondem positivamente à expressão autêntica de emoções positivas. Um líder que demonstre paixão pelos projetos, pela organização e pelas pessoas envolvidas pode reunir outros. Mostrar emoções positivas, como entusiasmo ou entusiasmo por um novo projeto ou felicidade pelo bom trabalho de alguém, pode ser motivador.”

Daniele Botaro
Head de diversidade e inclusão da Oracle para a América Latina, ela também é embaixadora da Gaia+. Foi empreendedora, e sócia-diretora, da Impulso Beta, consultoria especializada em programas de diversidade.

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