Mais sobre o colunista

10 min de leitura

Um novo capítulo na história da IA

A viralização da inteligência artificial generativa por meio dessa complexa ferramenta tem muito a ensinar às empresas sobre como ter sucesso com seus projetos de IA, prestando atenção a cinco fatores

Alexandre Nascimento
30 de julho de 2024
Um novo capítulo na história da IA
Este conteúdo pertence à editoria Tecnologia, IA e dados Ver mais conteúdos
Link copiado para a área de transferência!

A inteligência artificial (IA) não é uma novidade. Como área da ciência, ela existe há quase 70 anos. Todos nós já usamos, ainda que indiretamente, os avanços da IA, mesmo que sem perceber. Por exemplo, ao fazer uma busca no Google, estamos utilizando IA. No entanto, durante décadas o campo sofreu de um paradoxo conhecido como “odd paradox”, pois mesmo já utilizando IA, como uma funcionalidade dentro de alguma ferramenta, tínhamos a sensação de que ela seria uma promessa para o futuro, e não algo do presente.

Quando falamos em Google ou Amazon, estamos falando de negócios que existem há pelo menos duas décadas e que foram criados totalmente alicerçados por IA. Mas a Amazon? Sim, a Amazon também com a utilização de algoritmos de recomendação personalizados desde a década de 1990. E mesmo com esses cases, poucos perceberam o quanto a IA já impacta, há muitos anos, as nossas vidas, os modelos de negócios, a gestão e a economia, mantendo, todavia, a percepção de ser uma promessa futura.

Este conteúdo é exclusivo para pagantesJá tem acesso? Fazer loginAssinar
Alexandre Nascimento
Alexandre Nascimento realiza pesquisas aplicadas em tecnologias inovadoras ligadas a algumas das principais universidades do mundo, como o próprio MIT, Stanford e Singularity University, e é empreendedor em série, hoje sediado no Vale do Silício. Tem trabalhado com desenvolvimento de inteligência artificial desde 1998, possuindo diversas patentes na área.

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui