A viralização da inteligência artificial generativa por meio dessa complexa ferramenta tem muito a ensinar às empresas sobre como ter sucesso com seus projetos de IA, prestando atenção a cinco fatores
A inteligência artificial (IA) não é uma novidade. Como área da ciência, ela existe há quase 70 anos. Todos nós já usamos, ainda que indiretamente, os avanços da IA, mesmo que sem perceber. Por exemplo, ao fazer uma busca no Google, estamos utilizando IA. No entanto, durante décadas o campo sofreu de um paradoxo conhecido como “odd paradox”, pois mesmo já utilizando IA, como uma funcionalidade dentro de alguma ferramenta, tínhamos a sensação de que ela seria uma promessa para o futuro, e não algo do presente.
Quando falamos em Google ou Amazon, estamos falando de negócios que existem há pelo menos duas décadas e que foram criados totalmente alicerçados por IA. Mas a Amazon? Sim, a Amazon também com a utilização de algoritmos de recomendação personalizados desde a década de 1990. E mesmo com esses cases, poucos perceberam o quanto a IA já impacta, há muitos anos, as nossas vidas, os modelos de negócios, a gestão e a economia, mantendo, todavia, a percepção de ser uma promessa futura.