Muitas empresas bem-sucedidas atualmente são capazes de tornar seu modelo de negócio escalável para alcançar um crescimento lucrativo. Executivos precisam contar com os atributos de escalabilidade no desenho de seu modelo de negócio ou correm o risco de ficar para trás
A inovação do modelo de negócio se tornou um tema cada vez mais relevante nos círculos de gestão, e com razão. Nenhuma atividade de gestão é mais importante do que enxergar com clareza como a organização cria, entrega e captura valor. Isso exige, entre outras coisas, saber o que os clientes querem, como o valor pode ser entregue, e qual a melhor forma, e como recrutar parceiros estratégicos para atingir o benefício máximo.
Embora a capacidade de desenvolver propostas fortes de valor possa permitir que empresas “se virem”, na nossa visão muitos dos negócios de sucesso atuais são aqueles capazes de se colocar no “ponto ideal” da escalabilidade do modelo de negócio. Escalabilidade significa, no caso, conseguir um crescimento lucrativo e, portanto, é algo fundamental a ser considerado tanto por gestores quanto por investidores. Se gestores são incapazes de incluir atributos de escalabilidade no design do modelo de negócio, eles correm o risco de ficar para trás, muito como aconteceu com a rede de livrarias Borders após o surgimento da Amazon.