Vazamentos de dados são inevitáveis, mas ter um plano de comunicação para enfrentar essas situações pode ajudar a reconquistar a confiança do consumidor
A ocorrência de casos envolvendo vazamento e violação de dados está aumentando e pode ser extremamente prejudicial para as empresas. Segundo estudo feito pela IBM e pelo Ponemon Institute sobre privacidade de dados, a violação de dados custa em média US$ 8,2 milhões às empresas norte-americanas (e custa às empresas do mundo todo mais o equivalente à metade desse valor). A maior perda, porém, é da confiança dos clientes.
Embora as empresas estejam migrando suas operações de TI para a nuvem num ritmo jamais visto, ainda há muita preocupação quanto à segurança. Em meu trabalho com crises de comunicação, já vi várias empresas renomadas enfrentarem violações e ataques de hackers e de colaboradores mal-intencionados. Para conter os danos à reputação, elas tentam evitar que as pessoas descubram o que ocorreu, ou culpam imediatamente o provedor de serviços na nuvem, ou fazem as duas coisas.