Em 14 meses, a colunista Fernanda Bornhausen fez nascer, com três sócias, uma healthtech para educar as pessoas sobre o uso dos hormônios da felicidade. Dados e conhecimentos vindos da neurociência e da psicologia são sua base de lançamento
Como ainda não conversamos em 2022, inicio o ano desejando aos leitores um ano repleto de SEDO – serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina para você que me acompanha por aqui.
Talvez você esteja pensando, o que está acontecendo com a Fernanda que passou 2021 escrevendo sobre educação em dados?
Fica aqui comigo que eu vou te contar um pouco sobre uma grande paixão e um propósito exponencial, o SEDO Farmácia da Mente.
Para você que me conhece como empresária, empreendedora, conselheira, mentora e/ou voluntária, conto aqui que também sou psicóloga com especialização em neurociência. (Somos todos múltiplos, afinal.) E comecei a empreender mais uma vez agora aproveitando essa minha faceta.
Na semana que antecedeu o Natal de 2020, eu me encontrava angustiada ao ver as pessoas ansiosas, deprimidas, estressadas e sem a alegria natural de celebração. E aí pensei como poderia, com meus conhecimentos e vivências em psicologia e neurociência, ajudá-las a superar aquele momento difícil – e inesperado que nós, como humanidade –, momento que ainda estamos passando, por sinal (haja vista a nova variante de coronarvírus deltacron, que combina características da ômicron e da delta0.
Naquele momento de reflexão surgiu o SEDO Farmácia da Mente, sigla que eu havia criado em setembro de 2020 para falar de maneira simples sobre o quarteto de hormônios da felicidade – serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina – em uma palestra inusitada feita em um drive-in no auge da pandemia, sobre neurociência e liderança.
No dia 24 de dezembro de 2020, criei no instagram o @sedo.farmaciadamente e o joguei para o universo com o propósito de dar dicas simples e diárias para que as pessoas aprendessem a ativar o SEDO de maneira consciente nas farmácias das suas mentes.
Na caminhada, ganhei um time dos sonhos de profissionais da saúde: a dentista Ana Paula, a nutricionista Ana Bauer e a médica Paula Cassini. Hoje as três atuam comigo, criando conteúdos com muita ciência e muito amor (vindo da ocitocina), para ajudar as pessoas de forma gratuita e voluntária na aquisição e manutenção de um estilo de vida saudável.
Estudamos muito para juntar os conhecimentos de ponta sobre neurociência e medicina do estilo de vida para criar o SEDO Método. E, ao mesmo tempo, compartilhamos no @sedo.farmaciadamente o que aprendemos nos cursos que fizemos na Harvard Medical School e no American College of Lifestyle Medicine. É assim que a Fernanda do SEDO se mistura com a Fernanda da educação em dados. Nosso projeto SEDO é heavy user de dados.
Segui exatamente o caminho da inovação que recomendo aos clientes na minha consultoria, Clear Inovação. Criamos, e testamos, com pessoas incríveis, o método SEDO, os protótipos de produtos e serviços da SEDO Jornada (como as experiências SEDO no Kurotel, o Sedo Lagoa Weekend, o SEDO Clube) e também as ferramentas Sedo Autoavaliação, SEDO Plano e SEDO Agenda.
Aqui estamos, 14 meses depois, com quase 9 mil pessoas incríveis que conversam conosco todos os dias, postam fotos com seus momentos praticando o SEDO e nos enchem de ocitocina.
Um novo negócio está nascendo, e só posso dizer que sinto muita gratidão pelo que construímos junto com nossa comunidade e por todo o SEDO que trocamos, desejamos a cada uma e cada um 2022 repleto de SEDO.
Assim nasce uma startup, mais precisamente uma healthtech, com quatro founders – eu, Ana Paula, Ana e Paula. (A coincidência dos nomes é divertida.) Assim acontece uma jornada de inovação que tem como propósito ajudar as pessoas a adquirir novos hábitos e a manter um estilo de vida saudável – fazendo isso com a ativação diária e intencional dos hormônios da felicidade – serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina – na farmácia daa mente delas.
Se você quiser conhecer mais sobre o SEDO Farmácia da Mente, te convido a visitar o perfil @sedo.farmaciadamente no instagram e/ou nosso site. Há muita coisa por vir. Todo feedback, comentário, dúvida é bem-vindo!
Qual é a startup que você vai desenvolver nos próximos 14 meses? Já parou para pensar? Quais os dados necessários? Como será a jornada de inovação?”