7 min de leitura

A computação quântica e os negócios

Os computadores quânticos podem oferecer uma vantagem econômica para as empresas – mesmo as tarefas mais triviais, que nossas máquinas atuais já podem executar

Francesco Bova, Avi Goldfarb e Roger Melko
30 de julho de 2024
A computação quântica e os negócios
Link copiado para a área de transferência!

Empresas de tecnologia, investidores privados e governos estão investindo bilhões em ecossistemas de startups quânticas. Querem mostrar a vantagem quântica, ou seja, que o computador quântico pode realizar um cálculo que seria impossível em um computador do tipo binário (o sistema de bits clássico usado nas máquinas atuais). Isso criaria um enorme valor econômico se o cálculo fosse de interesse para o mercado.

Vantagem econômica

Os cálculos quânticos já demonstrados pela ciência nos últimos anos têm pouca aplicabilidade no dia a dia. Mas a tecnologia não precisa fornecer vantagem quântica para ser economicamente útil. Precisa fornecer resultados diferentes, ou em tempo menor, do que a tecnologia binária. O foco deve estar no que ele pode fazer melhor e mais rápido. O setor financeiro é um exemplo. Em alguns casos, determinar uma estratégia de investimento requer pesquisa considerando todas as opções possíveis. Esse esforço se torna exponencialmente mais desafiador à medida que aumenta o número de títulos na carteira e de oportunidades de mudança. Um trabalho recente tentou resolver um problema de otimização de portfólio que tem 10¹³⁰⁰ possibilidades. Pesquisadores da empresa de software quântico Multiverse compararam métodos diferentes para resolver o problema da formulação da carteira. A solução das máquinas binárias levou quase 700 vezes mais tempo para ser gerada do que a solução quântica.

Como navegar em um mar de riscos
Este conteúdo faz parte da edição #15 do MIT SMR Brasil.Já tem acesso? Fazer loginAssinarComprar edição
Francesco Bova, Avi Goldfarb e Roger Melko
Francesco Bova é professor associado da Rotman School of Management da University of Toronto. Avi Goldfarb ocupa o Rotman Chair em Inteligência Artificial e Saúde na Rotman School of Management. Roger Melko é professor do Departamento de Física e Astronomia da University of Waterloo e membro associado do corpo docente do Perimeter Institute for Theoretical Physics.

Este conteúdo está tagueado como:

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui