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Crie atalhos para as boas decisões

“Heurística” costuma significar “pesquisa” ou “descoberta”. Mas, no management, é uma estratégia prática para diminuir o tempo de tomada de decisão por meio de critérios simples. Veja quando e como usar essa prática

Sebastian Kruse, David Bendig e Malte Brettel
30 de julho de 2024
Crie atalhos para as boas decisões
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Como um CEO toma boas decisões? Hoje ele tem acesso a mais dados do que nunca, tem à disposição sofisticadas ferramentas de análise, tem um mundo de informações à mão. Ainda assim, ele pode se equivocar vez ou outra. O desafio central de tomar boas decisões sobre desenvolvimento de produtos e alocação de recursos não é falta de informação. É saber quanta informação é suficiente – e como usá-la.

Faz tempo que estudiosos da tomada de decisão recomendam que CEOs e gestores em geral reúnam e analisem as informações antes de fazerem suas escolhas. Esse conselho é baseado em dois pressupostos: o primeiro diz que mais informações levam a uma melhor compreensão da decisão a ser tomada e suas possíveis consequências. O segundo enfatiza que usar informações bem apuradas em vez de confiar demais no próprio conhecimento pode reduzir vieses.

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Sebastian Kruse, David Bendig e Malte Brettel
Sebastian Kruse é professor-assistente do grupo de inovação e empreendedorismo (WIN) da RWTH Aachen University (Alemanha). David Bendig é professor da escola de negócios e economia da University of Münster (Alemanha). Malte Brettel é professor do WIN e professor-adjunto de empreendedorismo da WHU-Otto Beisheim School of Management (Alemanha).

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