Centro de formação executiva focado em liderança, inovação e curadoria de conteúdos para líderes e gestores do futuro.

Conheça mais

O portal brasileiro da faculdade de gestão do MIT, trazendo conteúdo de qualidade e confiável sobre o tema.

Você está aqui

Acesso a estudos exclusivos e materiais de ensino produzidos pela faculdade de negócios de Harvard.

O portal referência em negócios na China, endossado pela universidade de negócios Cheung Kong.

O CNEX faz parte do ecossistema Atitus. Conhecimento, tecnologia e inovação. Conectadas com o mesmo propósito: o seu futuro.
INOVAÇÃO 8 min de leitura

CVC: no contrassenso da estratégia, o efeito manada ataca novamente

Quando todos estão recuando, aqueles que avançam podem capturar valor a preços descontados e preparar o terreno para um futuro de liderança e inovação

Marcone Siqueira, Bruno Pedroso e Pedro Carvalho
Marcone Siqueira, Bruno Pedroso e Pedro Carvalho
24 de fevereiro de 2025
CVC: no contrassenso da estratégia, o efeito manada ataca novamente
Link copiado para a área de transferência!

Prolongar a vida útil de uma companhia, além de mantê-la competitiva e lucrativa, deveria ser o objetivo principal de qualquer liderança. Nesse cenário, com o perdão a Fernando Pessoa, inovar é preciso, em um mercado que não é preciso.

Estratégias de inovação, quando bem executadas, não são apenas um meio de se manter relevante em um mundo em constante mudança, mas também uma tática fundamental para acelerar o crescimento. Buscando se manter relevantes, diversas companhias nos últimos anos adotaram programas de corporate venture capital, os famosos CVCs, para investir em startups que podem explorar novas tecnologias, entrar em novos mercados e inovar de maneira que seria difícil de realizar internamente. Um movimento natural, já que essa estratégia, além de impulsionar a competitividade, tem potencial de diversificar as fontes de receita e reduzir a dependência de mercados tradicionais.

Conteúdo indisponível para usuários deslogados
Conteúdo disponível somente para usuários logados Fazer login
Marcone Siqueira, Bruno Pedroso e Pedro Carvalho
Marcone Siqueira, Bruno Pedroso e Pedro Carvalho
Marcone Siqueira é CEO e co-founder da The Bakery, empresa de estratégia e inovação corporativa. Bruno Pedroso e Pedro Carvalho são managing partners da PIPE Ventures, gestora de recursos alternativos.

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui