Reza a lenda que empresas que operam em plataformas digitais devem ganhar escala rapidamente, mas, com complexidade e riscos regulatórios crescentes, isso não é mais uma verdade absoluta
Logo após sua fundação, em 2009, a Uber adotou uma estratégia que logo a levou à expansão global. Para alcançar efeitos de rede conectando motoristas e passageiros o mais rápido possível, a empresa usou a expansão como estratégia. Montou equipes multifuncionais, contratando gerentes em várias cidades ao mesmo tempo. Em cada uma, as equipes atraíram motoristas independentes, que prestavam serviços para empresas, oferecendo um aplicativo – e às vezes até um celular – para monetizar seu tempo ocioso. Para atrair clientes, as equipes ofereciam tarifas subsidiadas a participantes de eventos, que se cadastravam e traziam mais clientes.
O ganho de escala é essencial na estratégia de plataforma, e a rapidez é fator decisivo na disputa para dominar setores em que vale a máxima do vencedor leva tudo, certo? Não necessariamente. Descobrimos que o ganho rápido de escala pode não ser a melhor estratégia. Em alguns casos, uma abordagem incremental para escalar, mais cuidadosa – e, portanto, mais lenta –, é melhor.