Em 2018, o Google Notícias criou a GNI como um esforço para fortalecer o jornalismo no mundo. Agora, conheça seu programa de aceleração de design, que vem ajudando a gerar novos modelos de negócio
A desinformação representa uma grave ameaça à sociedade e à democracia, como já entendemos; prezamos cada vez mais a verdade e a honestidade. No entanto, nos últimos anos, sobretudo em 2020, nos vimos cercados de notícias falsas e teorias da conspiração, em vez de dados, fatos, ciência. Uma das explicações para o fenômeno está no abalo do modelo de negócio da indústria do jornalismo, que acontece há anos. É o que enfraquece a publicação de informações de qualidade e o combate às notícias falsas.
Tanto a onda de fake news como a vulnerabilidade econômica de organizações de imprensa são problemas complexos típicos, mas, agora, as empresas de mídia talvez tenham a chance de redesenhar suas propostas de valor, de entender melhor a audiência e de criar produtos que lhe garantam informações de qualidade enquanto acham um modelo de negócio sustentável.