10 min de leitura

Design brasileiro para inovar a mídia da região Ásia-Pacífico

Em 2018, o Google Notícias criou a GNI como um esforço para fortalecer o jornalismo no mundo. Agora, conheça seu programa de aceleração de design, que vem ajudando a gerar novos modelos de negócio

Juliana Proserpio
29 de julho de 2024
Design brasileiro para inovar a mídia da região Ásia-Pacífico
Link copiado para a área de transferência!

A desinformação representa uma grave ameaça à sociedade e à democracia, como já entendemos; prezamos cada vez mais a verdade e a honestidade. No entanto, nos últimos anos, sobretudo em 2020, nos vimos cercados de notícias falsas e teorias da conspiração, em vez de dados, fatos, ciência. Uma das explicações para o fenômeno está no abalo do modelo de negócio da indústria do jornalismo, que acontece há anos. É o que enfraquece a publicação de informações de qualidade e o combate às notícias falsas.

Tanto a onda de fake news como a vulnerabilidade econômica de organizações de imprensa são problemas complexos típicos, mas, agora, as empresas de mídia talvez tenham a chance de redesenhar suas propostas de valor, de entender melhor a audiência e de criar produtos que lhe garantam informações de qualidade enquanto acham um modelo de negócio sustentável.

O melhor time para esta década
Este conteúdo faz parte da edição #6 do MIT SMR Brasil.Já tem acesso? Fazer loginAssinarComprar edição
Juliana Proserpio
É cofundadora e chief design officer da Echos, laboratório de inovação, escola e consultoria.

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui