A transformação digital é o que viabiliza as respostas das empresas a disrupções. Mas, para garantir o sucesso, chega de estratégia “de cima para baixo”. É preciso compreender que a mudança acontece realmente na linha de frente e planejá-la de acordo
Lá nas alturas dos escritórios dos dirigentes de uma empresa, pensar a mudança digital é estimulante. Os líderes de negócios quase podem sentir o perfume dos ganhos de eficiência e velocidade, do aumento em satisfação dos clientes gerado pelo uso de dados. Como afirmou um executivo sênior de uma grande empresa de telecomunicações, “mapear uma nova abordagem para concorrer na era digital é uma delícia!”.
Mas eis aqui a verdade menos prazerosa que aprendemos após 16 anos de trabalho em tais transformações, com mais de duas dúzias de companhias em oito setores diferentes: o sucesso depende menos de inspiração estratégica do que da maneira como as pessoas na linha de frente implantam as novas ferramentas digitais. E o pior é que a maioria dos líderes não está providenciando a fundação sobre a qual esses funcionários possam ser bem-sucedidos.