Acredite: planejar o futuro do seu negócio começa por saber como destruí-lo
A pandemia de Covid-19 lembrou aos líderes empresariais duas verdades inquietantes: pressupostos e práticas devem ser continuamente reexaminados, e ameaças existenciais podem surgir a qualquer momento, de qualquer direção. Esta crise vai passar. Mas suas ramificações afetarão a economia por anos, até a próxima crise global – ou uma revolução inédita no mercado. Como as empresas podem criar estratégias após reconhecer as limitações do planejamento em longo prazo num mundo imprevisível? Examinando sem piedade suas próprias vulnerabilidades e imaginando a própria destruição antes que alguém – ou algo – o faça por elas.
Neste artigo, apresentamos um exercício de destruição criativa que testamos com mais de 1,5 mil líderes de todo o mundo como parte de um curso para executivos no Insead (Instituto Europeu de Administração de Empresas). O processo costuma incluir participantes de várias organizações e durar vários dias, com os CEOs procurando o melhor jeito de demolir suas respectivas empresas a partir da perspectiva de um concorrente. Aqui, simplificamos o exercício para uma única instituição e um período de tempo flexível. O ideal seria ter quatro equipes, cada uma com até seis membros, trabalhando independentemente e partilhando seus conhecimentos depois. Demos ao exercício o nome de Método para Encontrar a Fênix, e focamos não as cinzas da destruição, mas a empresa revitalizada que se erguerá delas.