3 min de leitura

Economia de Plataforma: as novas estratégias

Redação MIT Sloan Review Brasil
23 de outubro de 2024
Economia de Plataforma: as novas estratégias
Link copiado para a área de transferência!

Quando falamos em plataformas, falamos em ecossistemas de negócios apoiados em plataformas digitais. Uma definição científica para ecossistemas seria “grupos dinâmicos de agentes econômicos independentes que trabalham juntos para criar e entregar soluções coerentes aos clientes”, como propuseram três autores deste Report especial, Ulrich Pidun, Martin Reeves e Edzard Wesselink. No entanto, a economia de plataforma não é um ambiente competitivo como os anteriores; tem novas regras. E sem saber jogar de acordo com elas, o fracasso é mais provável. Três artigos abordam tais regras.

O primeiro artigo discute como as assimetrias de poder e de informação entre os proprietários orquestradores das plataformas e as empresas que atuam por meio delas mudam a estratégia competitiva tradicional. Como explicam Donato Cutolo, Andrew Hargadon e Martin Kenney, as ferramentas que as empresas usualmente empregam para diferenciar suas ofertas e obter vantagem competitiva tendem a ser atenuadas nas plataformas. Os autores sugerem quatro caminhos por meio dos quais as empresas participantes podem proteger melhor seus interesses.

Economia de plataforma: as novas estratégias
Este conteúdo faz parte da edição #7 do MIT SMR Brasil.Já tem acesso? Fazer loginAssinarComprar edição
Redação MIT Sloan Review Brasil
A MIT Sloan Review Brasil é uma revista online vinculada ao Massachusetts Institute of Technology e publica notícias, colunas, estudos e reports sobre gestão de pessoas, empreendedorismo, tecnologia e inovação.

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui