23 min de leitura

Inove para enxergar melhor os seus fornecedores

Aumentar a visibilidade de práticas ao longo da cadeia de fornecimento dá trabalho, mas pode abrir novas oportunidades de mercado e criar valor

Tim Kraft e Yanchong Zheng
30 de julho de 2024
Inove para enxergar melhor os seus fornecedores
Este conteúdo pertence à editoria Estratégia e inovação Ver mais conteúdos
Link copiado para a área de transferência!

Em novembro de 2020, executivos de empresas como Amazon, Ikea, Nike e outras igualmente famosas foram sabatinados pelo Parlamento britânico sobre o suposto uso de trabalho forçado por alguns de seus fornecedores. Integrantes do Business, Energy and Industrial Strategy Committee da Câmara dos Comuns estavam investigando a possível exploração de muçulmanos uigures na região de Xinjiang, na China. Na ocasião, os executivos tiveram de responder o que sua respectiva organização fazia para garantir a visibilidade na cadeia de fornecimento e combater formas de escravidão moderna.

Com as práticas de terceirização das empresas sob tamanho escrutínio, a transparência da cadeia de fornecimento passou a ser fundamental. E legislações recentes, como o Modern Slavery Act, do Reino Unido, e o Transparency in Supply Chains Act da Califórnia, dos Estados Unidos, não são os únicos motores dessa tendência. Em setores como vestuário, eletroeletrônicos, alimentos e bebidas, a pressão para que empresas comprovem a adoção de melhores práticas ambientais e sociais na cadeia de fornecimento vem de todos os lados.

Este conteúdo é exclusivo para pagantesJá tem acesso? Fazer loginAssinar
Tim Kraft e Yanchong Zheng
Tim Kraft é professor-associado de operações e gestão da cadeia de fornecimento e diretor associado de pesquisa da Supply Chain Resource Cooperative na Poole College of Management, da North Carolina State University. Yanchong Zheng é professor titular de gestão de operações da MIT Sloan School of Management.

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui