7 min de leitura

Inteligência artificial chega para dar superpoderes às pessoas

Segundo a Accenture, a 4ª onda de evolução da tecnologia influenciará 40% das horas trabalhadas hoje por profissionais que passarão, assim, a se concentrar na criação real de valor

Accenture e IT Media
12 de julho de 2024
Inteligência artificial chega para dar superpoderes às pessoas
Link copiado para a área de transferência!

Nos últimos 200 anos, as invenções da máquina a vapor, eletricidade e tecnologia da informação marcaram as três ondas de evolução tecnológica na história da humanidade. A IA generativa inaugura a quarta. Essas tecnologias têm em comum o poder de transformar a vida das pessoas e a maneira que as empresas conduzem seus negócios, tudo ao mesmo tempo. Na Accenture, globalmente, mais de 1,6 mil talentos se dedicam a explorar, experimentar e entender melhor o potencial da IA generativa em um Centro de Excelência lançado em março. “Foi um movimento global para atacar o tema. Nunca tomamos uma decisão tão grande, tão rápida e em escala como essa”, afirma Daniel Lázaro, líder de Data & AI da Accenture para Growth Markets. “Acreditamos que essa tecnologia vai mudar de forma material como encaramos alguns temas, levamos discussões a clientes, estruturamos equipes, e treinamos pessoas para situações como a implantação de sistemas, por exemplo.”

Com a sofisticação dos algoritmos, alimentados por dados disponíveis na internet, textos, imagens, e com múltiplas camadas de aprendizado, o foco passou para a linguagem. Mais do que conteúdo, a IA generativa tem fascinado as pessoas e impactado profundamente a sociedade, as organizações e os consumidores pela capacidade de produzir experiências essencialmente humanas, com memória e contexto. “Estamos num ponto de inflexão para a IA, daqueles momentos que entrarão para a história”, diz Flávia Picolo, líder de Accenture Technology para a América Latina. Não por acaso, segundo a gigante multinacional, 98% dos executivos globais concordam que os modelos fundamentais de IA terão papel importante nas estratégias de suas organizações no período de três a cinco anos.A pesquisa Uma nova era de IA generativa para todos, da Accenture, estima que 40% das horas de trabalho serão impactadas pela tecnologia Large Language Models (LLMs), potencializando a produtividade. Do ponto de vista de postos de trabalho, o banco de investimentos Goldman Sachs previu que, globalmente, a IA generativa influenciará 300 milhões de vagas. “Isso não significa que todos esses empregos serão eliminados, mas que pessoas que atuam nessas posições terão como copiloto a tecnologia que automatizará tarefas”, afirma Flávia. “Para os profissionais, ficará o superpoder de se concentrar na criação de valor.”

Como navegar em um mar de riscos
Este conteúdo faz parte da edição #15 do MIT SMR Brasil.Já tem acesso? Fazer loginAssinarComprar edição
Accenture e IT Media
Conteúdo produzido por Accenture e IT Media.

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui