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Minissérie da IBM mostra como é estar por trás do código

C0d3ers Championship traz os bastidores de uma competição de desenvolvedores

Sandra Regina da Silva
30 de julho de 2024
Minissérie da IBM mostra como é estar por trás do código
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Um novo reality show vai exibir o cotidiano de uma profissão que, embora em alta no mercado de trabalho, não costuma receber muita atenção no showbiz. C0d3rs Championship, disponível no Prime Video, mostra desenvolvedores da IBM em uma competição de criação de código, a Maratona Behind the Code.

A série traz os perfis, anseios e aflições de 20 profissionais da América Latina, metade deles brasileiros. Equipes de filmagem acompanharam os participantes, cada um em sua casa, em 2020. Foram 42 dias de competição, com cerca de 70 mil inscritos.

O episódio de estreia mostra as bases da competição. Nos outros sete, os desenvolvedores precisam encarar desafios reais, propostos pela IBM a partir de necessidades de empresas parceiras.

Esses desafios são bem variados. Os programadores desenvolveram modelos para identificar pragas em plantações agrícolas, detectar alunos com mais chances de abandonar a faculdade ou então calcular o momento certo para reabastecer máquinas de venda automática nas estações do metrô de São Paulo.

A missão final, cujo objetivo era usar inteligência artificial para identificar exoplanetas, definiu o vencedor da maratona. Os cinco primeiros colocados ganharam uma viagem a Tel Aviv, em Israel, para uma experiência imersiva na aceleradora de startups IBM Alpha Zone.

Como nasceu a ideia

Graciela Di Rado, líder de marketing da IBM América Latina, conta que a ideia de C0d3rs Championship nasceu durante a definição de uma estratégia da companhia com sua agência, a Ogilvy Argentina, visando às necessidades de inovação em um cenário de escassez de talentos. A primeira edição ocorreu somente no Brasil. A segunda se expandiu para a América Latina e ganhou o documentário. “Queríamos contar como se usa e para que serve a inteligência artificial, inclusive para atrair pessoas para a indústria”, diz Di Rado.

A produção ficou a cargo da argentina Story Lab. O maior desafio, segundo a executiva, foi a captação das imagens. Muitos profissionais precisaram se envolver para acompanhar os 20 participantes, espalhados por Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela.

Entre os 70 mil inscritos, Di Rado percebe algo em comum. “A maioria quer resolver problemas do mundo. Existe a ambição de dar soluções ao mercado, à sociedade”. Havia colaboração entre eles, além da competição. “Quando um descobria algo, não guardava para si, mas compartilhava com os demais”, diz.

Realities do mercado

C0d3rs Championship entra para a pequena lista de programação audiovisual com enfoque de competição, hackathon ou pitch. O exemplo mais famoso é Shark Thank, em que candidatos fazem uma apresentação curta e direta sobre o seu negócio – como num pitch – com o objetivo de despertar a atenção de um ou mais tubarões-investidores. Exibido pelo Sony Channel, a versão brasileira do reality show norte-americano estreou em 2016 e está com uma nova temporada no ar.

Outro bom exemplo é o Safra de Inovações. O reality show do agro é uma iniciativa da John Deere, empresa de máquinas e implementos agrícolas, é exibido na CNN Brasil. Em quatro episódios, nove startups apresentam soluções para desafios reais expostos por produtores rurais, envolvendo sustentabilidade, logística e digitalização do campo. “

Sandra Regina da Silva
Jornalista com 30 anos de experiência em cobertura de negócios e inovação.

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