Se quiser ter sucesso na economia digital,, a empresa precisa ir além de tecnologias e dados para adotar um modelo gerencial humanizado, orientado a múltiplos públicos. Isso implica mudar a abordagem em relação a propósito, estratégia de criação de valor, cultura, liderança e aprendizado
Sobre a pesquisa
Os dados citados neste artigo foram coletados e analisados com a metodologia do instrumento Conscious Business Assesment (CBA) em 2020 e 2021. Foram avaliadas 3.811 organizações do Brasil a partir de uma base dados de domínio público, e então foram realizados estudos em maior profundidade com 226 instituições – com as respostas de 36.868 diferentes stakeholders.
A abordagem do CBA apoia as empresas na formulação de melhores práticas de ESG (sigla em inglês que designa governança ambiental, social e corporativa) e na geração de impacto postivo em seus ecossistemas. Trata-se de uma metodologia desenvolvida no projeto de doutorado de Pedro Paro na Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo em São Carlos (EESC-USP), sob orientação de Mateus Gerolamo e inspiração no trabalho de Raj Sisodia, cofundador e liderança do movimento capitalismo consciente em âmbito internacional. Foi registrada pela Humanizadas.