11 min de leitura

Por que empresas inteligentes estão oferecendo dados aos clientes

As empresas estão descobrindo os benefícios do data wrapping – acrescentando a seus produtos atributos de data analytics e experiências que agradam os clientes e aumentam a rentabilidade

Barbara H. Wixom, Ronny M. Schüritz, e Killian Farrell
29 de julho de 2024
Por que empresas inteligentes estão oferecendo dados aos clientes
Este conteúdo pertence à editoria Tecnologia, IA e dados Ver mais conteúdos
Link copiado para a área de transferência!

Em 2016, o grupo espanhol BBVA ofereceu a seus clientes na Espanha um aplicativo pessoal de administração financeira. Uma das ferramentas usava algoritmos de machine learning para classificar transações dos clientes em categorias comuns de orçamento como aluguel, alimentação e entretenimento, e então exibia os gastos do cliente em um gráfico simples. O BBVA colocou o aplicativo em seu site de digital banking para que os clientes pudessem administrar com mais facilidade seus orçamentos pessoais. Em apenas um ano e meio, a ferramenta se tornou a mais utilizada no site da BBVA, superada apenas pela transferência de fundos.

Em 2019, a empresa global de produtos de consumo embalados PepsiCo lançou oficialmente um pacote de recursos de data analytics chamado Pep Worx, com uma ampla gama de recursos – por exemplo, como lançar e administrar de forma bem-sucedida programas inovadores de marketing e como otimizar o espaço total de armazenagem – o que ajudava clientes de varejo a aumentar a rotatividade dos produtos, obter lucros e entender o preço bruto (isso porque havia menos necessidade de dar descontos em produtos que não estavam vendendo). A PepsiCo desenvolveu esses recursos ao longo de quatro anos enquanto resolvia problemas para um grupo específico de clientes que usava insights de compra baseados em analytics. A PepsiCo usou o Pep Worx para ajudar a alterar a natureza de seus relacionamentos com clientes de varejo de transacional para colaborativa ao criar um “ganha/ganha/ganha” no qual atividades de vendas ou marketing simultaneamente entregam valor para comprador, varejista e a própria PepsiCo. 

Este conteúdo é exclusivo para pagantesJá tem acesso? Fazer loginAssinar
Barbara H. Wixom, Ronny M. Schüritz, e Killian Farrell
Barbara H. Wixom (@barbwixom) é cientista pesquisadora sênior do Center for Information Systems Research (CISR) do MIT, em Cambridge, Massachusetts. Ronny M. Schüritz (@ronnyms) é cofundador e coCEO da startup de IA Prenode e consultor sênior de pesquisa e professor do Karlsruhe Institute of Technology. Killian Farrell (@killian_j_f) é estudante de pós-graduação em análise de negócios no MIT Operations Research Center.

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui