fb

Dados e analytics

5 min de leitura

Conheça a jornada de educação em dados SGB

O propósito do Social Good Brasil é tornar pessoas, organizações e governos cada vez mais fluentes nesse novo idioma e hábeis para navegar no oceano de dados

Colunista Fernanda Bornhausen

Fernanda Bornhausen

29 de Junho

Compartilhar:
Artigo Conheça a jornada de educação em dados SGB

Em meus primeiros artigos, contei como vejo a fluência em dados, uma habilidade essencial para o mundo digital e para o futuro do trabalho. Na verdade, essa não foi uma opinião baseada em achismo. Segundo pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial, o “pensamento analítico e inovador está entre as 15 competências mais valorizadas até 2025” (Future of Jobs Survey/2020). Também compartilhei as 7 competências da metodologia proprietária e inovadora criada pelo Social Good Brasil, nossa base para a criação de todos os nossos conteúdos e programas.

Agora venho compartilhar um grande momento do Social Good Brasil, organização da qual tenho a alegria em ser presidente-voluntária e acompanhar cada passo pioneiro.

O SGB faz parte do ecossistema de inovação de Florianópolis, um dos mais renomados do Brasil, trazendo tendências mundiais para o país como tech for good e data for good desde o seu surgimento, em 2012. Esse mês, lançamos a nossa Jornada de Educação em Dados. Fique comigo até o final deste artigo para descobrir como embarcar nessa jornada e aprender o idioma essencial para transformar a vida de muitos!

Dados: para o SGB, um oceano vivo

Dados já foram chamados de "o novo petróleo". No entanto, nós preferimos ver os dados como um oceano vivo, cheio de mistérios para explorar. E com o qual temos uma responsabilidade enorme de cuidar. O problema é que pouca gente sabe navegar e mergulhar nele. A maioria não sabe sequer nadar.

Contamos de forma divertida o nosso propósito com a educação em dados no nosso vídeo institucional. Mas estamos conscientes que nossas razões são baseadas em dados que reforçam a importância do nosso propósito. Como a pesquisa divulgada pela Cisco, que aponta quase 30 bilhões de dispositivos conectados em 2023, mais de três vezes do que a população global.

Você consegue imaginar quais serão os desafios do mundo digital? Sabemos hoje que “62% dos brasileiros não sabem reconhecer uma notícia falsa e apenas 42% ocasionalmente questionam o que lê na internet”, conclusões do estudo Iceberg Digital, desenvolvido pela Kapersky. Precisamos minimizar os efeitos negativos da tecnologia para que, no mínimo, ninguém se afogue.

Educação em dados para todos

Em 2021, o propósito do Social Good Brasil é levar uma metodologia inovadora e exclusiva de educação em dados para todo o Brasil, tornando acessível um idioma essencial para o mundo digital e para o futuro, para tomar melhores decisões na vida pessoal e profissional e para gerar impacto positivo na sociedade.

Para ajudar as pessoas a navegarem no oceano de dados, criamos uma jornada. Do primeiro contato de quem está aprendendo a nadar no mar até a experiência profunda de quem já navega bem nesse oceano de dados.

Rotas de navegação

Para começar a colocar o pé na água, as pessoas podem acessar conteúdos e experiências incríveis sobre o oceano dos dados como o Festival SGB, maior evento de dados e tecnologia para impacto social do Brasil, que esse ano celebra a 10ª edição em outubro (salve a agenda para os dias 26 a 30 de outubro), e o Festival SGB 365 (que teve a 1ª edição em junho e reuniu uma curadoria das edições anteriores).

Além da série Habilidados, que será lançada em julho no canal do Youtube do SGB com episódios inéditos e de conteúdos inspiradores e educativos sobre fluência em dados no blog e redes sociais.

Nessa Jornada, também temos duas formações que aprofundam as competências da metodologia inovadora de educação em dados SGB. O Cidadão de Dados SGB será lançado no formato EAD no segundo semestre, para pessoas que queiram aprender sobre dados de um jeito simples e acessível. Já o Laboratório SGB é voltado para organizações criarem soluções de dados personalizadas, com mentoria do SGB e de cientistas de dados da nossa rede.

Aliás, a comunidade é um pilar essencial nesses quase dez anos do Social Good Brasil. Composta por fellows SGB e cientistas de dados que atuam como multiplicadores, são pessoas maravilhosas que nos ajudam a propagar a importância da educação em dados na vida das pessoas, assim como levar a nossa metodologia para diversos lugares do país.

Por onde começar?

Por onde começar

No Social Good Brasil, queremos formar novos exploradores desse oceano de dados. No entanto, para ajudá-los, é preciso identificar se você está quase se afogando no mar de dados, se já consegue iniciar pequenos mergulhos ou, até, se já pode apoiar outras pessoas a começarem a nadar nesse mar.

Para isso, acabamos de lançar uma ferramenta de autoavaliação inédita no Brasil, criada para medir o nível de fluência em dados das pessoas, criada com base nas 7 competências da metodologia exclusiva desenvolvida pelo Social Good Brasil. Em menos de 10 minutos, ao preencher um formulário de múltipla escolha, você descobrirá se é um iniciante, aprendiz, praticante ou mentor.

A autoavaliação SGB é um teste individual e é para todos: empresários, gestores e líderes que querem se desenvolver mais na fluência em dados, tomando decisões importantes do seu negócio com base em dados e não em achismos ou para garantir ética, privacidade e proteção de dados da sua empresa ou dos seus clientes.

Também pode ser feita por colaboradores de organizações de todos os setores que, descobrindo o quão fluente são em dados, podem evoluir e buscar diferenciais em sua carreira. Cientistas de dados também podem se beneficiar, ao descobrir como a sua expertise pode ser usada para gerar impacto positivo, assim como gestores públicos que, em meio aos desafios atuais, precisam rapidamente aprender a lidar com o enorme volume de dados gerados na digitalização e a tomar decisões mais eficientes.

Comece agora a sua autoavaliação. Ao finalizar, você receberá por e-mail uma avaliação personalizada, bem como recomendações para evoluir na jornada de aprendizagem. E depois me conte qual é o seu nível de fluência em dados.

Ainda tem dúvidas de que educação em dados é pra você? Deixo aqui o convite para continuar a conversa nas redes sociais do SGB, interagindo com conteúdos feitos para você iniciar essa jornada de aprendizado: Instagram, Linkedin, Youtube e Twitter.

Muito obrigada pela leitura. Todo feedback é super bem-vindo. Até a próxima!

Compartilhar:

Colunista

Colunista Fernanda Bornhausen

Fernanda Bornhausen

Fernanda Bornhausen é membro do conselho de administração do Grupo Cometa e do seu comitê de inovação, vice-presidente do conselho da Acate (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia), co-founder e diretora da consultoria Clear Inovação e conselheira da MIT Sloan Review Brasil.

Artigos relacionados

Imagem de capa Um algoritmo chamou Lula de ladrão?

Dados e analytics

09 Maio | 2023

Um algoritmo chamou Lula de ladrão?

É preciso entender que opinião não é método científico usada para comprovar hipóteses. A atenção deve estar voltada para as principais vítimas dos algoritmos. A discriminação algorítmica é o real problema estrutural que precisa de respostas

Fabro Steibel

3 min de leitura

Imagem de capa A democratização de dados em Hollywood - parte 2

Dados e analytics

06 Julho | 2022

A democratização de dados em Hollywood - parte 2

Kartik Hosanagar fala sobre como a inteligência artificial pode ajudar o setor de entretenimento a descobrir novos talentos e produtos

Sam Ransbotham e Shervin Khodabandeh

7 min de leitura

Imagem de capa A democratização de dados em Hollywood - parte 1

Dados e analytics

30 Junho | 2022

A democratização de dados em Hollywood - parte 1

O papel dos dados na criação de oportunidades no cinema e na TV

Sam Ransbotham e Shervin Khodabandeh

4 min de leitura

Imagem de capa Menos é mais na migração de dados

Dados e analytics

16 Maio | 2022

Menos é mais na migração de dados

Apenas três princípios são necessários para agilizar a transferência de dados e, com isso, acelerar a inovação

Konstantinos Varsos, Neil McConachie, Salena Hess e Ethan Murray

4 min de leitura

Imagem de capa Microsserviços: abordagem ágil aumenta produtividade e garante flexibilidade aos negócios

Business content

16 Fevereiro | 2022

Microsserviços: abordagem ágil aumenta produtividade e garante flexibilidade aos negócios

A arquitetura de microsserviços é o tipo de tecnologia invisível ao usuário final, mas que oferece várias vantagens às empresas. Saiba quais são

Juliana Coin

4 min de leitura