4 min de leitura

O papel dos CFOs na era digital

“Para avançarmos no processo de transformação digital, apresento cinco princípios para que CFOs sejam líderes da agenda de digitalização dentro das organizações “

Paulo Mendes
12 de julho de 2024
O papel dos CFOs na era digital
Este conteúdo pertence à editoria Finanças e ESG Ver mais conteúdos
Link copiado para a área de transferência!

“A intensa e acelerada transformação digital que o mundo atravessa é um caminho sem volta. Vemos organizações dos mais variados portes e segmentos adaptando-se rapidamente a esse movimento, acompanhando a exigência também crescente de clientes e consumidores por transparência e sustentabilidade.

Muito se fala sobre ‘estratégia digital’ para impactar os negócios. Contudo, e se refletirmos um pouco além e adotarmos a ideia de ‘estratégia em uma era digital’? Afinal, a digitalização não deve ser tratada como uma atividade à parte – hoje ela está no coração dos negócios.

Para muito além de ter uma equipe dedicada exclusivamente à estratégia digital, o desafio começa quando as demais áreas não estão atreladas com a agenda da digitalização. Além disso, outros problemas surgem quando as demais áreas tentam tocar as demandas como elas sempre foram, sem abraçar a transformação digital.

Prioridades de digitalização para CFOs

Nesse cenário, como ficam os CFOs, historicamente reconhecidos como profissionais guardiões dos livros, da contabilidade e do caixa? Entendo que o novo CFO da era digital é o profissional que necessita ser um agente de transformação, aquele que toma o protagonismo da agenda digital da organização e se utiliza das tecnologias mais modernas para auxiliá-lo em sua função financeira e na definição e execução da estratégia da companhia.

Nesse mundo em transformação, os CFOs precisam liderar e participar ativamente de agendas convergentes ao digital. Na SAP, por exemplo, lidero o Comitê de Sustentabilidade, sendo parte da amostra dos 16% dos líderes de finanças à frente desse tema nas empresas, segundo levantamento feito por CIO Research e Seekment, a pedido da SAP.

Assumir novos papéis nem sempre é algo natural, por isso resumo a seguir cinco prioridades básicas que podem contribuir para que esse novo CFO possa avançar na agenda digital. Considero fundamental começarmos pelo básico, um guia que nos ajude a não irmos para a página 2 sem termos assimilado o conteúdo da página 1.

1.Esteja pronto e disposto a mudar: atualize-se, seja curioso, busque orientação e analise as tecnologias que podem oferecer retorno positivo à sua empresa e aos seus clientes. No mais, aprenda com as startups.

2.Lidere também a transformação digital: o CFO possui em mãos os dados vitais e expertise única em analisar, combinar e simular cenários. Busque o protagonismo da digitalização e impulsione os negócios de sua empresa. Em outras palavras, seja um agente da transformação.

3.De maneira ágil, tome boas decisões: a tomada de decisões deve ser baseada em dados e no timing adequado. Utilize a tecnologia a seu favor, sem desconsiderar a gestão de riscos e da mudança. O que você carrega na mochila corporativa (sua experiência) também é uma alavanca para tomar as melhores decisões.

4.Trate os dados com atenção e inteligência: um grande volume de dados, sem gerar nada de construtivo, representa apenas registros. Transforme esses dados em informação, e a informação em insights de negócio a serem aplicados nos desafios diários.

5.Atente ao fator humano: quem trabalha, compra, vende, consome e se relaciona são os seres humanos. Em meio à era da digitalização, a vida humana deve estar no centro do propósito do que fazemos. Assim, a tecnologia é apenas o meio, não o fim.

Agenda sustentável

Existe ainda uma agenda obrigatória que está intimamente ligada ao que falamos aqui, sobre o CFO e o digital: ESG. A pandemia de covid-19 evidenciou que fatores ambientais e sociais interferem diretamente na economia, e vice-versa. No mundo atual, hiperconectado, a união entre tecnologia, finanças, práticas ambientais, sociais e de governança é a alavanca para fazer o mundo funcionar melhor, e melhorar a vida das pessoas. Discutiremos isso melhor no próximo artigo. Até lá.

Gostou do artigo do Paulo Mendes? Saiba mais sobre o papel dos CFOs no processo de transformação digital assinando gratuitamente nossas newsletters e ouvindo nossos podcasts na sua plataforma de streaming favorita.“”

Paulo Mendes
É vice-presidente global de finanças e CCO da área de customer success da SAP Brasil. Com formação em administração de empresas pela EAESP/FGV, é mestre em economia pelo Insper e especialista em gestão, inovação e tecnologia pelo MIT Sloan School of Management, além de membro da diretoria executiva do IBEF-SP e conselheiro da Bluefields Aceleradora. Foi eleito pelos pares como “top 20 CFO – Anuário Análise” em 2018, 2019 e 2020.

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui