fb

Business content

4 min de leitura

Onda do cloud computing possibilita evolução de negócios brasileiros

Com a explosão da nuvem por todo o mundo, empresas brasileiras contam como está a adoção do cloud computing em evento da SAP Brasil

Sandra Regina da Silva

20 de Maio

Compartilhar:
Artigo Onda do cloud computing possibilita evolução de negócios brasileiros

Todos já estão mais do que de acordo que a covid-19 acelerou a transformação digital nas empresas. Contudo, grande parte dessa tal transformação digital só foi possível com a adoção do cloud computing – e não há nada de etéreo ou de ficção nisso. Uma pesquisa realizada pela Gartner confirma esse movimento ao demonstrar que, até 2022, a expectativa é que 75% de todos os bancos de dados das organizações sejam implantados ou migrados para uma plataforma baseada em nuvem.

Mas por que a opção pela nuvem? Há uma série de motivos, como acelerar inovações, responder de forma mais rápida às demandas internas e externas e reduzir custos. Isso é consequência de alguns fatores implícitos na migração para a computação em nuvem, com destaque para a flexibilidade e a agilidade. É um meio fértil para experimentações de forma rápida. Ao colher os resultados de protótipos, por exemplo, é mais simples e veloz obter conclusões do que funciona ou não, facilitando análises e a tomada de decisão.

“Nuvem e inovação têm tudo a ver com o que vivemos pelo menos nos últimos 15 anos. A nuvem criou uma evolução especial ao estabelecer serviços sob demanda, com banda larga disponível para as empresas, compartilhando recursos, com rápida elasticidade por serviço medido, passando a pagar pelo uso ao invés de comprar computadores e criar data centers”, afirma Silvio Meira, cientista-chefe da The Digital Strategy Company e fundador e presidente do conselho de administração do Porto Digital.

Aderindo ao cloud computing

Quanto aos custos, o cloud computing auxilia nessa economia não apenas porque acaba com a necessidade das empresas criarem uma infraestrutura física própria, também porque a escalabilidade é uma das características do serviço: a capacidade pode ser ampliada nos momentos de pico, e reduzida em períodos de baixas – uma vantagem essencial para segmentos como o varejo. Ou seja, a capacidade utilizada é sob demanda, o que otimiza os custos.

Vale destacar ainda outras vantagens da migração para a nuvem, caso da disponibilidade, inclusive nos momentos críticos, e maior segurança de dados e informações. Além disso, facilita a gestão, graças ao fornecimento de indicadores, o que facilita mensurar e analisar dados de toda sua jornada. Ou seja, mais uma ferramenta de apoio aos tomadores de decisão.

E como o tema está em alta, a opção pela nuvem acarreta interessantes substituições para as companhias que verdadeiramente se preocupam com os danos ao meio ambiente, um dos pilares do ESG. Cloud computing pode significar redução de consumo de energia, de emissão de carbono e, muitas vezes, de papel em comparação com a infraestrutura própria.

Por último, mas não menos importante, outra vantagem da nuvem está na resiliência. Essa escolha torna as operações mais resilientes, possibilitando que empresas sejam capazes de responder rapidamente a mudanças inesperadas, uma característica valiosa nos tempos atuais – e assim deve continuar.

“Quando temos plataforma e serviços combinados, sem preocupação com capacidade e com segurança física básica, a flexibilidade e a resiliência que a nuvem entrega libera energia criativa e executiva para o que realmente importa, que é atender pessoas”, resume Silvio Meira. Assim, é possível se preocupar com a performance do negócio – e não com a performance computacional do negócio.

A alta do multi-cloud

Quando falamos em nuvem, pensamos que ela é uma só. Na verdade, existem várias nuvens, e muitas empresas têm optado por estratégias multi-cloud. Segundo o estudo State of the Cloud Report 2021, realizado pela Flexera, quase todas as organizações (99% dos 750 entrevistados) estão usando pelo menos uma nuvem (pública ou privada), e a maioria (80%) possui, ao menos, uma nuvem privada.

O multi-cloud, por sua vez, responde por 92% das empresas, e 82% adotam uma abordagem híbrida, combinando o uso de nuvens públicas e privadas. Essa escolha possibilita que a organização possua uma infraestrutura dedicada e exclusiva da nuvem privada e contempla a integração do ambiente com a nuvem pública em aplicações escolhidas por ela. Em média, uma empresa, atualmente, usa 2,6 nuvens públicas e 2,7 nuvens privadas.

Ainda segundo a pesquisa da Flexera, as arquiteturas de várias nuvens são mais complexas e, portanto, mais desafiadoras de gerenciar. Por conta disso, as companhias vêm utilizando mais ferramentas de gerenciamento de custos de diversas nuvens – o uso dessas ferramentas cresceu 9% em um ano. Aquelas que já possuem algum tipo de integração com outros provedores largam na frente.

A realidade das empresas brasileiras

Ainda que os números globais sejam bastante otimistas sobre a adoção do cloud computing para as organizações, o Brasil (usualmente) se diferencia do restante do globo. Em um país que possui inúmeras particularidades e desigualdades, a nuvem significa o presente e o longo prazo para algumas, mas algo distante e caro demais para outras.

Para saber mais sobre o status da cloud no Brasil e os desafios postos para empresas que desejam se preparar para o futuro, a SAP Brasil, com apoio de MIT Sloan Review Brasil, apresenta o evento RISE with SAP: A evolução da empresa inteligente na nuvem, a ser transmitido em 26 de maio, às 10h. Com mediação de Patrícia Maldonado, participam da discussão Silvio Meira, Sergio Rodrigues, CFO do Grupo Atento, Sergio Vieira, CIO da Mosaic Fertilizantes, Glaucio Lins de Araujo, CIO do Grupo Cornélio Brennand e Alcione Albanesi, fundadora e presidente da Amigos do Bem.

Podemos contar com você? Para conferir o evento, basta clicar aqui e fazer sua inscrição!

Compartilhar:

Autoria

Sandra Regina da Silva

Jornalista com 30 anos de experiência em cobertura de negócios e inovação.

Artigos relacionados

Imagem de capa Os impactos da lei que determina o combate à ilegalidade e à desinformação pelas big techs na UE

Gestão da tecnologia

12 Janeiro | 2023

Os impactos da lei que determina o combate à ilegalidade e à desinformação pelas big techs na UE

Em entrevista, advogado André Giacchetta explica os impactos das novas regras na União Europeia – e os reflexos da lei no Brasil

Paulo César Teixeira

5 min de leitura

Imagem de capa Modernização de aplicações: como acelerar a transformação digital?

Business content

31 Março | 2022

Modernização de aplicações: como acelerar a transformação digital?

O modelo de negócio deve ser repensado para se obter o melhor de um programa de modernização, que deve ser realizado de forma progressiva, balanceada e orientada

Renata Proença

3 min de leitura

Imagem de capa Atendimento cognitivo: de onde viemos e para onde vamos

Business content

18 Março | 2022

Atendimento cognitivo: de onde viemos e para onde vamos

Em nome das experiências sem ruído, os negócios incorporam chatbots em seus atendimentos. Mas eles precisam de equipes preparadas para lidar com modelos estatísticos, algoritmos de IA, NLP e ciência de dados

Claudia Nolla Kirszberg

7 min de leitura

Imagem de capa Novas versões para os velhos modelos de negócio high touch

Business content

11 Março | 2022

Novas versões para os velhos modelos de negócio high touch

Não se sabe ainda se esta era será marcada pelo distanciamento social, mas essa possibilidade faz com que acrescentar tecnologias a serviços de alto contato tradicionais seja um negócio promissor

Matt Josefy

4 min de leitura

Imagem de capa As tendências comportamentais que prometem moldar os negócios em 2022

Business content

22 Fevereiro | 2022

As tendências comportamentais que prometem moldar os negócios em 2022

Relatório Fjord Trends 2022 aponta para o início de uma transformação comportamental. Ivan Lucchini, diretor executivo da Fjord, parte da Accenture Interactive, explica como acompanhar essas mudanças

Rodrigo Oliveira

6 min de leitura

Imagem de capa Como a experiência do cliente dita o rumo das organizações financeiras

Business content

17 Fevereiro | 2022

Como a experiência do cliente dita o rumo das organizações financeiras

Autoatendimento digital, APIs e processamento de dados fazem toda diferença na hora de planejar uma melhor experiência do consumidor

Leonardo Pujol

4 min de leitura