fb

Fórum: A era da hiperpersonalização - Coprodução MITSMR + Capgemini

4 min de leitura

Os desafios da hiperpersonalização

Nove em dez gestores de marketing e comunicação sabem que a personalização avançada tende a ser estratégica. Mas por que não trazer esse futuro para o presente?

Mauricio Andrade de Paula

08 de Dezembro

Compartilhar:
Artigo Os desafios da hiperpersonalização

“Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu Quem já botou pra rachar aprendeu, que é do outro lado do lado de lá do lado que é lá do lado de lá”
Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Armandinho

O Zeitgeist é inexorável. Nas empresas, os profissionais de marketing e comunicação lidam todos os dias com esse tal espírito do tempo. Eles sabem que quem não for atrás do trio elétrico, como canta a música, ou já morreu ou morrerá em breve. Hoje é a personalização avançada de ofertas que está se tornando o espírito do tempo no varejo – um serviço prestado em tempo real, com conteúdo de qualidade e com experiência do usuário aplicada em um nível individual. A razão disso são as novas expectativas dos consumidores, que se transformaram digitalmente muito mais rápido do que as empresas foram capazes de acompanhar.

Pouco a pouco as organizações vão entendendo que, ante consumidores transformados, não é possível segmentar como se fazia antes. Nossa escolha agora oscila entre nos dirigirmos a pequenos grupos de clientes, na microssegmentação, ou a cada cliente individualmente, na hiperpersonalização. Um dos maiores dilemas atuais dos gestores é sobre qual dos dois caminhos seguir. Qual deles permite adquirir e reter o maior número possível de clientes? Ainda faz sentido microssegmentar quando já é possível atingir cada cliente direta e individualmente com a ajuda da ciência de dados e das novas tecnologias, para lhes proporcionar soluções personalizadas e dedicadas?

A pesquisa Technology-enable personalization in retail stories: understanding drivers and barriers, publicada no Journal of Business Research, afirma que nove em dez profissionais de marketing e comunicação acreditam que o marketing personalizado representa o futuro, ou seja, que a hiperpersonalizacão será o caminho para sobreviver e ganhar competitividade. O pêndulo do espírito do tempo, portanto, pende para a hiperpersonalização.

Principais desafios

O primeiro questionamento que os gestores fazem costuma ser quanto à real viabilidade da hiperpersonalização. Quais são os principais desafios para conseguir fazer isso? Em geral, dividem-se os desafios em dois: tecnologias (em quantidade e variedade suficientes) e gestão adequada.

Segundo a pesquisa publicada no Journal of Business Research, tecnologia é o que não falta para entregar uma experiência personalizada ao cliente. (Veja quadro abaixo.)

Tecnologias permitem a personalização

Tecnologias permitem a personalização2

Se tecnologia não é problema, então vamos à gestão. Quais são os desafios gerenciais que podem impedir as empresas de colocar a hiperpersonalização em prática? Aqui estão alguns deles e suas respectivas soluções.

1. A mentalidade da alta gestão precisa mudar.

É preciso aceitar que a evolução da segmentação chegou à hiperpersonalização e que já não se trata mais de uma projeção futurista. Essa mentalidade é necessária em toda a extensão da empresa, mas em especial na liderança sênior. Muitas vezes, o gestor de marketing insiste em classificar os clientes à moda antiga. Outras vezes, esse gestor pode estar convencido da mudança, mas o CEO ainda não se convenceu. Em muitas organizações, o CEO ou o CFO julgam que isso é um “problema de TI”, por exemplo, e destinam recursos insuficientes para abordar o verdadeiro desafio.

2. Deve haver entendimento do contexto específico do cliente: a hipercontextualização.

A hiperpersonalização é tratada por muitos como apenas uma segmentação refinada e, por isso, é muito comum tentar adaptar técnicas de segmentação anteriores em um nível individual, levando em conta novos e múltiplos critérios. Isso não basta. A hiperpersonalização também se refere à adaptação de um produto, serviço ou experiência a um contexto específico do cliente – ela precisa de hipercontextualização.

3. A cultura e a qualidade de dados precisam existir na organização.

Os dados contam uma história desde o momento em que são coletados. Esse viés precisa ser levado em consideração. Afinal, a análise não pode ser feita a partir de dados não-estruturados. É preciso contar com uma plataforma que ofereça informações confiáveis. No entanto, implementar uma gestão que valorize decisões orientadas por dados é um passo ainda mais importante. O segredo é mapear a realidade do negócio para descobrir o quão longe a organização está disposta a andar.

4. O design organizacional rígido está proibido.

A rigidez é inimiga da mentalidade data-driven. Nenhuma empresa avança sem capacidade de experimentação. É preciso abraçar a ideia de que os dados podem ser surpreendentes. Aliás, quando uma descoberta é feita, é possível que um portfólio inteiro de produtos tenha que mudar. A recomendação é unir pessoas diferentes, a fim de gerar uma competência única. Essa capacidade de inovação será a grande responsável por entregar o que precisa ser entregue, com flexibilidade e agilidade.

5. Deve haver equilíbrio na personalização, sem excessos.

É impreciso afirmar que um cliente pode se manter sempre fiel. A confiança, por outro lado, realmente pode aproximar as pessoas das marcas. Nesse sentido, o relacionamento deveria ser um fator que nutre esse sentimento. Mas existe um problema. O excesso de personalização, realizado de maneira indevida, faz com que os clientes não consumam nada de diferente. Afinal, os algoritmos existem para manter o usuário no mesmo caminho que decidiu seguir lá atrás. De um lado, o processo fica mais rápido. Mas, de outro, reforça comportamentos padronizados – e estes não têm nada a ver com hiperpersonalização.

O Fórum: A era da hiperpersonalização é uma coprodução de MIT Sloan Review Brasil e Capgemini.

Se você deseja falar com um dos especialistas Capgemini, entre em contato aqui.

Compartilhar:

Autoria

Mauricio Andrade de Paula

É diretor de soluções para as indústrias de varejo e bens de consumo na Capgemini Brasil e Argentina. Atua também como diretor vogal do Ibevar, liderando o comitê de varejo digital. Professor na FIA e na UniUDOP, graduado em engenharia eletrônica, com pós-graduação em criatividade e inovação e MBA em tecnologia, possui vasta experiência construída através de funções de liderança em empresas nacionais e estrangeiras.

Artigos relacionados

Imagem de capa A força da inovação aplicada aos negócios

Fórum: A era da hiperpersonalização - Coprodução MITSMR + Capgemini

27 Novembro | 2023

A força da inovação aplicada aos negócios

Em entrevista exclusiva, Bob Schwartz, da Capgemini, fala sobre os desafios e as oportunidades da inovação

Denise Turco e Douglas Souza

7 min de leitura

Imagem de capa DeFi: novos horizontes para o mercado financeiro

Fórum: A era da hiperpersonalização - Coprodução MITSMR + Capgemini

18 Outubro | 2023

DeFi: novos horizontes para o mercado financeiro

Alguns o enxergam como oportunidade, outros como risco. O fato é que os investimentos e experimentos em DeFi já começaram a acontecer em todo o mundo abrindo oportunidades para inovação e novos negócios

Denise Turco

5 min de leitura

Imagem de capa Quem é o cliente do open finance?

Fórum: A era da hiperpersonalização - Coprodução MITSMR + Capgemini

04 Outubro | 2023

Quem é o cliente do open finance?

Jovem e usuário dos canais digitais, ele quer crédito. Para ganhar esse jogo, as organizações financeiras precisam gerar valor a partir dos dados e criar jornadas personalizadas para os clientes

Denise Turco

8 min de leitura

Imagem de capa Hidrogênio verde: uma revolução energética em andamento

Fórum: A era da hiperpersonalização - Coprodução MITSMR + Capgemini

18 Setembro | 2023

Hidrogênio verde: uma revolução energética em andamento

Estudo analisa como as empresas podem capitalizar as oportunidades criadas por essa fonte de energia limpa

Ticiana Werneck

10 min de leitura

Imagem de capa Liderança ousada e tecnologias inteligentes: pilares do futuro sustentável

Fórum: A era da hiperpersonalização - Coprodução MITSMR + Capgemini

06 Setembro | 2023

Liderança ousada e tecnologias inteligentes: pilares do futuro sustentável

Esses fatores, junto com a ação coletiva, formam a tríade para a construção da sustentabilidade segundo especialistas ouvidos para o relatório Conversations for Tomorrow

Ticiana Werneck

7 min de leitura

Imagem de capa Como se constrói o futuro sustentável?

Fórum: A era da hiperpersonalização - Coprodução MITSMR + Capgemini

31 Agosto | 2023

Como se constrói o futuro sustentável?

Segundo especialistas, essa construção está baseada na tríade ação coletiva, liderança ousada e tecnologias inteligentes

Ticiana Werneck

5 min de leitura