Entenda como estas empresas utilizaram e modificaram suas capacidades relacionadas à transformação digital para prosperar durante a pandemia
A crise da Covid-19 interrompeu o modus operandi de países, empresas e pessoas em todo o mundo, por seus impactos imprevisíveis, abrangentes e de longo prazo. Para as empresas, arranjos organizacionais mudaram devido ao lockdown, cadeias de fornecimento foram interrompidas, clientes desapareceram, problemas financeiros aumentaram etc. Elas tiveram de se reinventar para sobreviver, e a digitalização tornou-se mais importante do que nunca – mais especificamente, a capacidade de transformação digital (DTC, na sigla em inglês), entendida como a capacidade de uma organização criar, estender ou modificar propositalmente sua base de recursos para se tornar orientada por dados.
Numa pesquisa feita antes da pandemia com multinacionais brasileiras, testamos e verificamos a configuração das DTCs para ter um retrato de seus níveis de maturidade digital. Então, para fins comparativos, coletamos informações sobre as mudanças induzidas durante a pandemia da Covid-19, usando fontes primárias e secundárias. Pois essas empresas aceleraram seu processo de transformação digital e melhoraram suas capacidades digitais no período. E aquelas com DTCs mais avançados foram capazes de fazer os movimentos mais significativos – ou seja, estão mais bem equipadas para prosperar no ambiente desafiador atual.