Os líderes gerenciam melhor transformações em larga escala quando ajudam os funcionários incorporar novas identidades, em vez de novas tarefas
Em um workshop recente, reunimos lideranças de várias empresas envolvidas em transformação digital em larga escala. Primeiro, perguntamos como descreveriam seus papéis nessas iniciativas. Não buscávamos cargos, mas funções arquetípicas, como “solucionador de problemas”, “negociador”, “especialista funcional” ou “gerador de ideias”. Em seguida, pedimos que imaginassem a transformação digital acontecendo na prática e que nomeassem os papéis mais valiosos para seu sucesso. Surgiu, então, a desconexão: na maioria das vezes, as respostas às duas perguntas foram diferentes. Conclusão? Para ter impacto no futuro de suas empresas, esses líderes precisariam ajustar seus papéis.
Esse é o desafio no qual todos os líderes devem se concentrar agora, porque estamos entrando em um período que fará exigências inéditas às empresas, em função da transformação digital em que muitas embarcaram, e de sua aceleração com um ano de distanciamento social e trabalho remoto.