Promover a segurança psicológica não é suficiente se os gestores não prestarem especial atenção à criação de condições para um debate saudável
A inovação floresce quando as equipes debatem. A questão é como fazer as pessoas falarem o que pensam, ainda mais quando isso significa desafiar líderes. Alguns especialistas em gestão argumentam que a melhor maneira de fazer com que todos falem é criar segurança psicológica, uma atmosfera descrita pela professora de Harvard Amy Edmondson como aquela em que “as pessoas se sentem aceitas e confortáveis em compartilhar preocupações e erros sem medo de constrangimento ou represálias”.
Mas pesquisas também indicam que sentir que é seguro discordar não é o único fator importante para garantir um debate saudável. Em nossos estudos sobre inovadores e suas equipes, descobrimos que pode haver uma tensão que poucas pessoas reconhecem entre segurança psicológica e honestidade intelectual: ou seja, uma cultura em que os membros da equipe expressarão suas ideias e discordâncias de forma racional e construtiva.